X

Cotidiano

Nível do Cantareira cai e sistema pode 'secar' até julho

Desde o dia 13 do mês passado, o sistema perdeu 3,5% de água reservada. Um ano atrás, o reservatório contava com 61,2% de sua capacidade

Publicado em 13/05/2014 às 11:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O nível do Sistema Cantareira, que abastece de água cerca de 8 milhões de pessoas na Grande São Paulo, caiu novamente. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), nesta terça-feira, 13, o índice de reserva nas represas chegou a 8,6%. No dia anterior, havia 8,8% de água. Caso o ritmo de queda continue igual à média dos últimos 30 dias, o volume útil do Cantareira se esgotará em 78 dias, em 30 de julho.

Contudo, a velocidade pode ser maior, já que os meses de maio, junho e julho tendem a ser mais secos do que abril. Desde o dia 13 do mês passado, o sistema perdeu 3,5% de água reservada. Um ano atrás, o reservatório contava com 61,2% de sua capacidade de armazenamento de água.

O nível do Sistema Cantareira caiu novamente (Foto: Hélvio Romero/Estadão)

Quando o volume útil terminar, o governo Geraldo Alckmin (PSDB) pretende extrair o chamado volume morto do Cantareira, reserva de água que fica nas camadas mais profundas das represas, abaixo do nível das bombas. Essa quantidade de água garantiria o abastecimento na Região Metropolitana por mais alguns meses.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Guarda acusado de abuso de poder e uso de máquina faz acordo com MP

Os documentos só foram obtidos esta semana pela Reportagem e o acordo será homologado nos próximos dias pela Justiça

DRAMA SULISTA

Governo de SP explica o que, como e onde doar para as vítimas no Sul

Transporte dos produtos para o Rio Grande do Sul será feito pelas companhias aéreas Latam, Gol e Azul, que se voluntariaram para enviar as doações

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter