X

Cotidiano

Movimento nas travessias litorâneas cai 66%

As medidas restritivas decretadas pelo estado entraram em vigor na última dessas três semanas

Folhapress

Publicado em 05/04/2020 às 08:05

Atualizado em 05/04/2020 às 08:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

De 8 a 14 de março passaram 179.100 usuários nas quatro travessias; Na semana de 22 a 28, o total caiu para 60.322. / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

O total de usuários nas quatro travessias litorâneas mais movimentadas de São Paulo caiu 66,32% após o início da quarentena decretada pelo governo João Doria (PSDB) em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Na travessia de São Sebastião a Ilhabela, o total de usuários, que na semana de 8 a 14 de março foi de 17.720, caiu para 10.757 na semana seguinte e, entre os dias 22 e 28, foi de apenas 1.771, segundo dados da Dersa, órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes. As medidas restritivas decretadas pelo estado entraram em vigor na última dessas três semanas.

Em Ilhabela, a prefeitura limitou, desde o dia 20, o acesso de turistas por meio de balsas para prevenir o contágio pelo coronavírus. Assim, a travessia só pode ser feita por veículos oficiais, de emergência (como ambulância) ou destinados a atender serviços essenciais (supermercados e bancos). Carros da cidade ou de São Sebastião estão liberados, se forem moradores ou trabalhadores.

No total, passaram na semana de 8 a 14 de março 179.100 usuários nas quatro travessias - as outras são Santos-Guarujá, Guarujá-Bertioga e Santos-Vicente de Carvalho. Na semana de 22 a 28 de março, o total caiu para apenas 60.322 passageiros, ciclistas e veículos.

No trajeto Santos-Guarujá, no mesmo intervalo o total de usuários passou de 74.504 para 30.392.

Por meio de sua assessoria, o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, disse que os dados mostram que a população está seguindo a quarentena.

TURISTAS BURLAM VETO

Apesar do veto de prefeituras, turistas vêm burlando os decretos em cidades do litoral norte de São Paulo para passar o período de quarentena na faixa de areia.

Na praia da Baleia, em São Sebastião, próximo a mansões em condomínios de luxo, é possível ver casais e famílias tomando sol, caminhando ou brincando na faixa de areia.

Surfistas, praticantes de ioga, banhistas, famílias com crianças e bebês de colo e gestantes estavam na faixa de areia nesta. A arquiteta Fernanda Souza Lima, 27, de São Paulo, tomava banho de mar sem se importar com os alertas da prefeitura local.

A Sabaleia (Sociedade Amigos do Bairro da Praia da Baleia) afirmou que vem orientando os turistas a permanecerem em casa e não frequentarem a praia.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter