X

Cotidiano

Moradora e comerciante de PG se dedicam à campanha do Fundo Social de Solidariedade

Tampas de garrafas Pet e lacres de alumínio são transformados em cadeiras de rodas

Da Reportagem

Publicado em 14/12/2023 às 19:45

Atualizado em 14/12/2023 às 20:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Lacres de latinhas de alumínio e tampinhas de garrafa PET são arrecadados em toda a Cidade / Amauri Pinilha/PMPG

A jovem praia-grandense, Michelle Shirley Pascoalina Souza, de 24 anos, é cadeirante e resolveu usar seu tempo livre para reforçar uma importante campanha do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, que busca ajudar moradores carentes a conquistarem uma cadeira de rodas. A jovem já foi contemplada em outra ocasião e agora se mobiliza para ajudar quem precisa.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


Lacres de latinhas de alumínio e tampinhas de garrafa PET são arrecadados em toda a Cidade. O material é revertido para a aquisição de cadeiras, que ficam à disposição da população.

Michelle recebeu o maior apoio pela internet, com doações de lacres e até de cadeiras com condições de uso, mas que não servem mais para os antigos donos. A jovem usa as redes sociais para criar uma corrente de arrecadação dos materiais da campanha. No dia a dia, ela usa seu carisma para levar mais pessoas a contribuírem com a campanha. “Meu tio é cantor, aí ele se apresenta num barzinho. Uma vez eu fui assisti-lo, então falei da campanha no microfone. Foi muito legal ver os clientes arrancando os lacres das latinhas para me entregar”.

Dona do canal “Michele Shirley LS” no Youtube, a jovem conta aos seguidores como é a rotina de um cadeirante, as dificuldades e como fazer para ajudar da forma correta. A jovem fez questão de deixar a paixão pelo cantor Luan Santana registrada no nome do seu canal (LS). Claro, o artista também está entre os assuntos abordados em seus vídeos.

Michelle teve uma paralisia cerebral que atrapalhou os movimentos das pernas. A fisioterapia tem ajudado muito, mas ela sabe como ninguém o que é depender de uma cadeira de rodas. “Fui contemplada com uma cadeira pelo Fundo Social. Às vezes, as pessoas não conseguem, é muito difícil e muito caro. Resolvi apoiar essa iniciativa para ajudar as pessoas que não têm condições”.

Comerciante

O empresário Gildo Souza, dono de uma lanchonete no Portinho, entregou duas cadeiras de rodas e duas cadeiras de banho ao Fundo Social de Solidariedade. A iniciativa partiu do próprio comerciante, que busca ajudar pessoas da Cidade. Este tipo de doação é frequente, sempre com a entrega de aparelhos ortopédicos.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, fez questão de receber as doações. “A Michelle é uma jovem muito especial. Ela está determinada a promover para outras pessoas o mesmo benefício que recebeu. O Gildo é um grande parceiro, sempre empenhado nas causas do bem. Só tenho a agradecer”.

Campanha – Todos os dias o Fundo Social recebe pedidos de empréstimos de cadeiras de rodas. São casos de pessoas que sofreram acidente, que foram acometidas por alguma doença ou que têm deficiências permanentes. O serviço é realizado gratuitamente para aqueles que não têm condições de pagar pelo aparelho.

O que muita gente joga no lixo serve como matéria prima para o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande. As tampinhas de garrafas PET e os lacres de latinhas de refrigerante, cerveja, sucos e outras bebidas são trocados por cadeiras de rodas que ficam à disposição da população. A ideia, que começou pequena, se transformou em uma grande corrente que conta com a participação dos munícipes.

Quem quiser ajudar pode doar qualquer quantidade dos materiais nas escolas municipais, unidades sociais espalhadas pelo Município (PIC, Cafe e Conviver) ou na sede do Fundo Social, na Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, no Bairro Boqueirão. O telefone de contato é 3496-5001.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Em pleno sabadão, PAT de Guarujá oferece 45 vagas de emprego

Pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Santos tem melhor temporada de cruzeiros em 12 anos, com mais de 1 milhão de passageiros

Foi a segunda melhor temporada da história, com aumento de mais de 13% em relação a 2022/2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter