X

Cotidiano

Mesmo com piscinões, Grande SP sofre com alagamentos

No mês passado, os moradores do Jardim Leme e Clementino, em Taboão da Serra, foram atingidos pelo transbordamento do córrego Pirajuçara

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 21/02/2021 às 14:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cidade de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, conta com pelo menos 4 importantes piscinões / Thiago Neme/Gazeta de São Paulo

*Por Matheus Herbert

Todos os anos junto com o verão chegam as tempestades e, com elas, o medo de parte da população na região metropolitana de São Paulo que mora perto de rios e córregos. No mês passado, os moradores do Jardim Leme e Clementino, em Taboão da Serra, foram atingidos pelo transbordamento do córrego Pirajuçara.

Não é de hoje que a região alaga. A cidade é cortada pelos córregos Poá e Pirajuçara e tem sua história marcada por inúmeras enchentes, que só foram diminuir com a canalização dos rios e a construção de ao menos quatro importantes piscinões: Piscinão TPI-4, localizado no córrego Joaquim Cachoeira, na altura do Parque Pinheiros (CSU), Piscinão TPI-2, localizado no córrego Pirajuçara, Córrego Poá e Piscinão Cedrolândia. Esse último fica na região central da cidade e recebe boa parte do fluxo de águas dos outros piscinões, principalmente o do Pirajuçara.

Em janeiro deste ano, após o transbordamento do córrego do Jardim Leme, o secretário de manutenção de Taboão da Serra, Eduardo Nóbrega, disse que o piscinão do Jardim Silvio Sampaio, que atende a região, estava com muito lixo. “Somente nesta semana nós tiramos 500 toneladas de entulho e lixo da cidade, temos 41 pontos viciados de descarte. Precisamos ter a consciência que isso prejudica muito e ajuda a causar enchentes na nossa cidade”.

Ainda na época, Nóbrega complementou dizendo que a prefeitura não tem autorização do governo do Estado para limpar o córrego Pirajuçara.

A Prefeitura de Taboão da Serra e a de Embu das Artes informaram à Gazeta que solicitam ao Governo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), a limpeza dos córregos e piscinões da região. Além disso, as Administrações reforçaram que quando possível realizam um trabalho de desassoreamento dos córregos.

O serviço de desassoreamento é uma ação que retira os resíduos que se acumulam no fundo dos córregos. Esses resíduos quando acumulados, prejudicam a circulação e a vazão da água e causam os transbordamentos.

A reportagem também procurou o DAEE, que em nota disse que “reforçando o plano de ações para o período chuvoso, o DAEE está investindo R$ 37,8 milhões nos serviços de limpeza, desassoreamento e manutenção dos 24 piscinões localizados nas Bacias do Alto Tamanduateí, Pirajuçara e Ribeirão Vermelho. Na bacia Pirajuçara, o DAEE realiza os trabalhos em 3 piscinões: Nova República, em Embu das Artes; e o Parque Pinheiros e Portuguesinha, ambos em Taboão da Serra. Os serviços são realizados de forma contínua e somente em 2020 foram removidos mais de 220 mil m³ de sedimentos, sendo 9.718 m³ nos reservatórios da bacia do Pirajuçara, mantendo-os em plena capacidade para absorver as águas das chuvas”.

Ainda segundo o departamento, atualmente “está sendo realizada a limpeza do reservatório Nova República e estão programadas limpezas nos piscinões do Parque Pinheiros e Portuguesinha em Taboão da Serra”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

DRAMA NO SUL

Lula visita Porto Alegre e garante verba para estradas; mortes chegam a 75

Rio Grande do Sul vive drama por causas das chuvas severas que atingem o território gaúcho, que já deixaram 75 mortos oficialmente.

EM SANTOS

Cobertura da quadra de escola da Ponta da Praia será entregue até julho

Escola de Santos atende 460 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e ainda conta com 50 vagas para a EJA

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter