Cotidiano

Mesmo com multa, 22% gastam mais água da Sabesp em janeiro

Por outro lado, o volume de água economizada pelos cerca de 20 milhões de pessoas abastecidas pela companhia aumentou de um mês para outro

Publicado em 10/02/2015 às 12:09

Compartilhe:

Mesmo com a criação da multa na conta da água em janeiro, 22% dos consumidores de 31 cidades da Grande São Paulo gastaram mais no mês passado do que a média antes da crise hídrica, segundo balanço divulgado na segunda-feira, 9, pela Sabesp. O índice é o mesmo do mês de dezembro.

Por outro lado, o volume de água economizada pelos cerca de 20 milhões de pessoas abastecidas pela companhia aumentou de um mês para outro. Segundo a Sabesp, a redução em toda a Grande São Paulo foi de 5.400 litros de água por segundo em janeiro. Isso equivale a cerca de 14,4 bilhões de litros. Em dezembro, foram 4.800 litros por segundo, o que representa cerca de 12 bilhões de litros.

A multa de 50% na conta para quem gastar mais de 20% do que a média entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014, período anterior à crise, foi aprovada no início de janeiro. Esses consumidores não serão multados porque o chamado "ônus" começou a valer nas contas emitidas na segunda, 9, - o dia de referência de consumo é 9 de janeiro.

 O índice é o mesmo do mês de dezembro (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Entre março de 2014, quando o bônus começou a valer apenas para as regiões atendidas pelo Sistema Cantareira, e janeiro deste ano (o benefício passou a valer para toda a Grande São Paulo a partir de maio do ano passado), foram economizados 100 bilhões de litros de água. De acordo com a companhia, esse valor representa mais da metade da capacidade da Represa do Guarapiranga.

Estável

A quantidade de consumidores que aderiram ao bônus em janeiro deste ano também se manteve estável em relação ao mês de dezembro. Segundo a Sabesp, 53% dos consumidores conseguiram reduzir em 20% a média de consumo, ganhando um desconto de 30% na conta de água. 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Cidade do litoral de SP recebe evento sobre Cannabis Medicinal; veja a programação

Discussão ao longo dos anos vem ganhando corpo e a importação foi autorizada no Brasil há mais de 8 anos pela Anvisa

Diário Mais

Conheça a formidável ilha no litoral de SP onde você pode não sair com vida

Acesso ao local é proibido pelo risco constante de "acidentes fatais"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter