Medicamentos da Farmácia Popular de Itanhaém são descentralizados

Todos os medicamentos do programa continuarão disponíveis, mas de forma descentralizada, na rede pública de Saúde e nas farmácias conveniadas

Comentar
Compartilhar
09 DEZ 201316h55

Com a expansão da rede conveniada Farmácia Popular e a oferta de todos os medicamentos do programa na Rede Básica de Saúde de Itanhaém, o posto oficial da Farmácia Popular, localizado no Centro do Cidadão, no Terminal Rodoviário de Itanhaém, será desativado até o fim do ano. Com isso, o serviço será descentralizado e os usuários do programa terão vários outros locais para a retirada dos medicamentos.

A medida foi tomada após um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde de Itanhaém, indicando que todos os medicamentos distribuídos ou comercializados pela Farmácia Popular estão disponíveis na Rede Básica de Saúde e nas drogarias conveniadas ao programa do Governo Federal.

Na Rede Básica de Saúde de Itanhaém, apenas um medicamento não está disponível: o Losartana, 50 mg, para hipertensão, que pode ser retirado gratuitamente nas farmácias conveniadas ao programa. Todos os demais medicamentos são distribuídos de graça nos seguintes locais: Unidades de Saúde da Família (USFs), Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI), Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) e Centro Municipal de Reabilitação (CMR).

Nas drogarias e farmácias conveniadas ao programa Farmácia Popular é possível retirar, sem custos, medicamentos para diabetes, hipertensão e asma. Além de comprar os demais medicamentos do programa com desconto no preço.

Seja na rede pública ou privada, é necessário apresentar uma receita médica atualizada no período de quatro meses, RG e CPF (Foto: Divulgação)

Vale ressaltar que, tanto nas drogarias conveniadas quanto na rede pública, o procedimento para a retirada dos medicamentos continua sendo o mesmo: é necessário apresentar uma receita médica (de estabelecimentos públicos ou privados) atualizada no período de quatro meses, RG e CPF.

De acordo com dados do Governo Federal, atualmente são seis drogarias conveniadas com o programa em Itanhaém. Confira a lista com os locais que disponibilizam os medicamentos do programa Farmácia Popular:

Rede Básica de Saúde

USF Loty - Rua Casemiro Guimarães Júnior, 424, Campos Elíseos
USF Suarão - Rua Padre Teodoro Ratisbone, 650
USF Savoy - Rua Jaime Lino dos Santos, 290
USF Oásis - Rua Estanislau Jerônimo, 418
USF Centro - Rua Artur Bernardes, 23
USF Belas Artes - Rua Henrique Júlio de Lima, 112
USF Guapiranga - Rua Aristeu Rodrigues da Silva, s/nº
USF Coronel - Rua Domingos Perez Domingues, 734
USF Gaivota - Avenida Flacides Ferreira, 500
USF Grandesp - Avenida Pedro Walmore de Araújo, 610
CINI - Rua Maranata, 229, Jardim Sabaúna
CAPS - Rua Valdemar Magalhães, 565, Savoy
CMR - Rua Jacome Fajardo, 266, Centro

Drogarias conveniadas

Droga Raia - Avenida Rui Barbosa, 53, Centro
Drogaria São Paulo - Avenida Rui Barbosa, 26, Centro
Poupafarma - Praça Narciso de Andrade, 74, Centro
Drogaria Nova Itanhaém - Avenida Harry Forssel, 1.505, Jardim Sabaúna
Drogaria Avante - Avenida Rui Barbosa, 15, Centro
Farmácia Medicinal Terapêutica - Rua João Mariano Ferreira, 30, Centro