Mar de Santos foi o mais poluído de São Paulo na última década

Segundo dados da Cetesb, nas classificações anuais entre 2004 e 2013, as praias da Cidade foram apontadas como "péssimas" ou "ruins"

Comentar
Compartilhar
10 MAI 201414h09

As praias de Santos foram, nos últimos dez anos, as que ficaram mais tempo poluídas, entre todas do litoral. Segundo dados da Cetesb, nas classificações anuais entre 2004 e 2013, as praias da Cidade foram apontadas como "péssimas" ou "ruins". As informações são do jornal Folha de SP.

As vizinhas Guarujá, Praia Grande e São Vicente, que convivem com o esgoto no mar, não tiveram um desempenho tão ruim ao longo da década quanto o de Santos. A situação indica que ter tratamento de esgoto de quase 100% não é o único caminho para ter praias limpas.

Um dos causadores da má avaliação das praias de Santos é a poluição difusa. Quando chove, por exemplo, fezes de cachorro que ficam nas calçadas são carregados para os canais que cortam a cidade rumo ao mar.

Como os testes da Cetesb identificam a quantidade de coliformes fecais existentes na água, o resultado são as bandeiras vermelhas.

As praias de Santos foram, nos últimos dez anos, as que ficaram mais tempo poluídas (Foto: Matheus Tagé/DL)