X

Cotidiano

Mais de 10 mil munícipes são imunizados contra a gripe Influenza em Santos

A movimentação foi intensa nos 50 postos montados, entre fixos (41) e volantes (9), onde trabalharam cerca de 400 pessoas

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 09/05/2015 às 19:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No Dia de Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação contra a Influenza (vírus da gripe), neste sábado (9), Santos registrou 10.086 munícipes imunizados. Este é o balanço prévio da Secretaria de Saúde (SMS), que soma 19.419 doses já aplicadas na cidade desde o início da campanha, no último dia 4. A meta é vacinar, gratuitamente, 133.346 pessoas (80% da população dos grupos prioritários).

A movimentação foi intensa nos 50 postos montados, entre fixos (41) e volantes (9), onde trabalharam cerca de 400 pessoas. “Esse número foi além das expectativas e mostra que a população percebeu a importância da vacinação na prevenção da gripe. O trabalho continua nas unidades, para o bem da saúde pública”, afirmou a coordenadora de Vigilância em Saúde, da SMS, Ana Paula Valeiras. A campanha vai até dia 22 nas unidades básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Na UBS do Marapé (Rua São Judas Tadeu, 115), o aposentado Juan Prieto Araújo, 64, chegou logo cedo para se imunizar. “Desde que completei 60 anos e comecei a tomar, nunca mais fiquei gripado, funciona mesmo. E como tenho diabetes é importante eu me cuidar para evitar complicações”. A dona de casa Diana Bispo, 30, e o filho Valentim, de pouco mais de um ano, também se vacinaram no local. “A gente fica protegido. Nunca mais tive gripe forte”, falou Diana.

Já no posto volante do hipermercado Extra (Av. Ana Costa, 318), onde o movimento foi grande desde o começo da manhã, estava a moradora do Boqueirão, Lucyana da Piedade Dias, 26, com o pequeno Caio, de 20 dias. ”Tomando a vacina, protejo eu e meu bebê”. O casal Maria do Carmo Santana, 68, e João Bregnoles, 88, do mesmo bairro, foi fazer compras e aproveitou para se cuidar. “Todo mundo deve se vacinar. A gripe nunca mais me pegou”, disse ela. O marido ressaltou: “Nunca me descuidei. Com essa idade que tenho, estou firme”.

Mais de 10 mil munícipes foram imunizados contra a gripe Influenza (Foto: Divulgação/PMS)

Agendamento

De segunda-feira (11) até dia 22, idosos acamados, seus acompanhantes e pacientes com doenças crônicas sem condições de se locomover podem agendar a aplicação pelo telefone 3223-6379. Nestes casos, a imunização ocorrerá até 9 de junho, em domicílio.

Proteção e grupos

A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. Estão no grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde: idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da Saúde, indígenas, população e funcionários do sistema prisional, e doentes crônicos (mediante prescrição médica). Será também disponibilizada a vacina aos hospitais para contemplar os profissionais de saúde e pacientes internados, mediante autorização do médico.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter