Cotidiano

Litoral de SP ganha destaque nacional com projetos inovadores de moradia popular

Dois projetos foram premiados: o Parque Palafitas, voltado à urbanização de áreas sobre palafitas, e o Retrofit Santos AD, de recuperação de imóveis no Centro para moradia popular

Ana Clara Durazzo

Publicado em 22/09/2025 às 09:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O Parque Palafitas recebeu o título de "Solução Inovadora para Habitação" por propor a transformação do Dique da Vila Gilda em um novo bairro planejado / Diego Matos/PMS

Continua depois da publicidade

Santos voltou a ganhar projeção nacional ao conquistar o Selo de Mérito 2025, entregue nesta sexta-feira (19) durante o 72º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, realizado em Cabedelo (PB). Dois projetos da Prefeitura, apresentados pela Cohab-Santista, foram premiados: o Parque Palafitas, voltado à urbanização de áreas sobre palafitas, e o Retrofit Santos AD, de recuperação de imóveis no Centro para moradia popular.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo a organização do evento, a premiação reconhece soluções inovadoras e de grande impacto social em políticas habitacionais, colocando Santos como referência no setor.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Centro de Santos usa técnica retrofit, para modernização de imóveis; entenda

• Santos inicia primeiro retrofit público para criar 36 moradias no Centro Histórico

• Projeto Parque Palafitas, em Santos, é destaque em palestra da conferência da Unesco

Parque Palafitas: urbanização histórica na Zona Noroeste

O Parque Palafitas recebeu o título de “Solução Inovadora para Habitação” por propor a transformação do Dique da Vila Gilda em um novo bairro planejado.

No projeto-piloto, já estão em construção 60 unidades habitacionais, divididas em quatro prédios e 16 casas térreas, além de áreas comerciais, espaços comunitários e um deck flutuante. As moradias variam de 48 a 49m², todas com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

Continua depois da publicidade

A iniciativa prevê o reassentamento de milhares de famílias que hoje vivem em áreas de risco sobre palafitas. “É um projeto de transformação social inédito no Brasil, que vai garantir moradia segura, infraestrutura completa e dignidade às famílias”, afirmou o prefeito Rogério Santos.

Retrofit: revitalização do Centro Histórico

Outro destaque premiado foi o Retrofit Santos AD, que está convertendo dois prédios na Rua Gonçalves Dias e na Rua do Comércio, no Centro, em um conjunto habitacional com 36 apartamentos, lavanderias, três espaços comerciais e áreas de convivência.

Voltado a estudantes da Unifesp em situação de vulnerabilidade social, o projeto busca incentivar a ocupação sustentável da região central. Para isso, a Prefeitura tem adotado incentivos fiscais, como isenção de IPTU durante as obras e para os primeiros compradores.

Continua depois da publicidade

“O Retrofit valoriza o patrimônio histórico e impulsiona a economia, além de gerar empregos na construção civil e nos setores de Arquitetura e Engenharia”, ressaltou o prefeito.

Reconhecimento nacional

O presidente da Cohab-Santista, Maurício Prado, destacou que o prêmio reflete o esforço conjunto da equipe e a relevância dos projetos:

“Nosso maior prêmio é quando entregamos as chaves a famílias que mais precisam e conseguimos transformar vidas por meio da habitação digna.”

Continua depois da publicidade

O Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, promovido pela Associação Brasileira de Cohabs (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretarias de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), é o principal encontro do setor no Brasil. A edição deste ano reuniu gestores, representantes do Governo Federal, do Judiciário, da construção civil e da sociedade civil.

Com as duas premiações, Santos se consolida como exemplo nacional em inovação habitacional e busca ampliar parcerias para expandir os projetos, que já contam com apoio dos governos Estadual e Federal.

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software