X

Santos

Santos inicia primeiro retrofit público para criar 36 moradias no Centro Histórico

1.468 obras estão previstas para serem entregues em 2023

Da Reportagem

Publicado em 28/02/2023 às 08:10

Atualizado em 28/02/2023 às 08:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O primeiro retrofit público da Baixada Santista teve as obras iniciadas nesta segunda-feira (27) / Marcelo Martins/PMS

O primeiro retrofit público da Baixada Santista teve as obras iniciadas nesta segunda-feira (27). O prédio do antigo Ambesp, um marco do início do plano municipal de repovoamento do Centro Histórico de Santos, fica na Rua Gonçalves Dias, 8, esquina com a Rua do Comércio, e terá as salas comerciais transformadas em habitações. 

Batizado de 'Santos AD Retrofit', o edifício possui 2.800 metros quadrados e sete andares, que abrigarão duas unidades comerciais e 36 habitacionais de um e dois dormitórios, sendo 18 de cada tipo. Três apartamentos serão acessíveis a pessoas com deficiência, e áreas comuns como lavanderia, bicicletário e salão para festas e reuniões também serão construídos.

A ordem de serviço para o início das obras foi assinada nesta segunda-feira pelo prefeito Rogério Santos e pelo presidente da Companhia de Habitação da Baixada Santista (Cohab-Santista), Maurício Prado. Segundo o chefe do executivo municipal, a ideia inicial é de que o prédio seja habitado por universitários.

"Em princípio será uma parceria com uma universidade pública para que isso seja uma residência para estudantes. É algo que ainda está sendo trabalhado junto à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), com a qual temos um convênio", explicou o chefe do executivo santista. 

O público universitário começou a ser levado ao Centro Histórico já em outubro do ano passado, através de parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que teve o Campus Baixada Santista transferido para a região (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/unifesp-inicia-atividades-no-centro-historico-e-movimenta-mil-pessoas-por-dia). Além disso, outras iniciativas estão sendo desenvolvidas para a revitalização completa do Centro da Cidade.

"Essa é a única região de Santos que não tem equilibrado serviços, moradia e comércio. Então esse prédio faz parte dessa estratégia de redesenvolvimento da Região Central, que vem sendo trabalhada há alguns anos com a realização de grandes festivais, investimento de 90 milhões em revitalização de praças, a reforma do Mercado Municipal, nova iluminação e o VLT", afirmou o prefeito.

OBRAS

O prédio, que foi cedido ao Município em dezembro de 2021 pela Superintendência de Patrimônio da União em São Paulo (SPU-SP), será completamente revitalizado. A reforma vai desde a fachada à parte interior, com troca de piso e renovação das partes elétrica e hidráulica, bem como de alvenaria para adaptação de comercial para residencial.

O edifício, que conta com dois elevadores, ganhará nova estrutura para um dos equipamentos e uma nova escada, cuja estrutura antiga será demolida e reconstruída no padrão previsto pelo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A obra foi licitada pela Cohab Santista, responsável pela execução e fiscalização do projeto, em convênio com a CDHU. A vencedora da concorrência foi a Benazzi Construtora e Incorporadora. O investimento total é de R$ 6,795 milhões. A previsão de conclusão é de 24 meses. 

HABITAÇÃO

Além do retrofit, outras 50 unidades habitacionais de interesse social serão construídas na Região Central, no conjunto Santos I. O empreendimento fica na Rua São Francisco, 413 (Paquetá) e as obras têm previsão para começar neste ano, com prazo de entrega estimado em 27 meses.

Em outras regiões da Cidade, há mais iniciativas em habitação, como a Tancredo Neves III, em São Vicente, que receberá moradores de áreas de risco da Cidade; Santos AB Prainha (Bom Retiro); Conjunto Santos Y/Bananal (Caneleira); Parque Palafitas (Dique da Vila Gilda); entre outros. Ao todo, estão em andamento as obras de 2.518 unidades habitacionais na Cidade, sendo que destas, 1.468 estão previstas para serem entregues em 2023.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Acidente com avião do Corinthians quase tirou a vida de Marcelinho e Edmundo

Susto ocorreu em 1º de maio de 1996, no Equador

Guarujá

Homem é flagrado furtando moto em Guarujá; VÍDEO

Caso ainda está sendo investigado por autoridades policiais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter