Santos

Hospital veterinário de Santos não sai do papel

Vereador revela a saga que já perdura quase três anos na 'cidade dos cães'

Carlos Ratton

Publicado em 28/02/2023 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

Cães e gatos aguardam promessa de campanha do prefeito santista / Nair Bueno/DL

Santos é considerada 'a cidade boa pra cachorros'. Tem até a Praça dos Cães (Caio Ribeiro de Moraes Silva), no bairro da Aparecida, que garante aos pets o primeiro local de livre circulação funcionando diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, sempre das seis à meia-noite.

No início do ano passado, passou a ser permitida a circulação de cães na faixa de areia da praia, entre o Posto Um de Salvamento e o Emissário Submarino. E ainda foi eleita uma das melhores cidades brasileiras para se viajar com bichinhos de estimação.

No entanto, o sonho das famílias carentes, que possuem animais de estimação, de contar com um hospital veterinário gratuito, ainda continua no papel.

Promessa de campanha do atual prefeito Rogério Santos (PSDB), as obras aguardam o sinal positivo do Governo do Estado, que será o financiador da obra.

Porém, de acordo com o vereador Benedito Furtado (PSB), o prefeito garantiu que o equipamento, mesmo sem o aporte estadual, seria implantado pelo município.

Furtado lembra que, em audiência pública realizada no último dia 15, pela Comissão Permanente de Proteção e Bem-Estar Animal, da Câmara de Santos, o hospital público veterinário e outras pendências relacionadas ao tema foram colocadas sob a mesa.

Um dos assuntos mais abordados e que gerou grande insatisfação dos presentes, muitos deles funcionários públicos lotados na Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), foi a condição precária das instalações do próprio municipal.

Goteiras e falta de baias foram as queixas mais lembradas. Outras questões que também geraram polêmica foram a falta de médicos veterinários e o péssimo estado dos castramóveis, questão antiga, por sinal.

Por fim, Furtado lembrou da situação do consultório veterinário da Codevida em Monte Cabrão, na Área Continental de Santos, inaugurado no dia 06 de junho do ano passado, e que até agora não houve sequer um atendimento, estando o local fechado, questão também já denunciada.

HISTÓRICO.

Em 2020, Furtado encaminhou para todos os deputados estaduais da Baixada Santista e para os demais parlamentares que atuam na causa animal um requerimento solicitando o empenho junto ao então governador João Doria para que fosse construído um hospital público veterinário em Santos.

Em resposta, a Coordenadoria de Defesa e Saúde Animal do Estado (CDSA) afirmou que estava em curso no mesmo ano o aporte de investimento para a construção de clínicas veterinárias de atendimento gratuito, com a finalidade de prestar atendimento aos animais domésticos (cães e gatos), em alguns municípios de São Paulo.

O prefeito Rogério Santos iniciou contato com o governador para viabilizar a construção de uma unidade em Santos. E o martelo foi batido no dia 13 de julho de 2021, em reunião ocorrida no Centro de Controle e Operações da Prefeitura de Santos (CCO). Foi decidido que o equipamento seria construído na Zona Noroeste do município fazendo parte do programa estadual Meu Pet.

Neste acordo, a Prefeitura de Santos cederia a área onde seria construído o hospital e o governo estadual ficaria encarregado da construção e entrega do equipamento. Após a conclusão da obra, o município arcaria com todas as despesas, incluindo a contratação de profissionais e a manutenção mensal, que giraria em torno de R$ 80 mil. O convênio entre Estado e Município foi firmado no dia 02 de agosto de 2021, em São Paulo.

Os agentes do governo de São Paulo realizaram uma visita técnica e estiveram em Santos no dia 13 de agosto daquele ano, onde foi sacramentado que a atual sede de atendimento da Codevida, situada dentro do Jardim Botânico Chico Mendes, na Rua João Fracarolli, s/nº. Desde então, não houve mais nenhuma ação.

A Prefeitura ratifica que a unidade será entregue nos próximos dois anos. O custeio está em análise e será feito pelo governo estadual ou municipal.
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

PAT de Guarujá oferece 34 vagas de emprego nesta quarta (19); confira cargos

Atendimento é realizado em Vicente de Carvalho

Variedades

Polêmico filme da Marvel ganha data de estreia no streaming e TV; confira

'Madame Teia' é estrelado por Dakota Johnson, Sydney Sweeney e Isabela Merced

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter