X

Cotidiano

Líderes comunitários e moradores de morros reivindicam melhorias no Viva o Bairro

A partir desta segunda, começará o mutirão nos cinco morros, envolvendo limpeza de encostas e de drenagem, pintura, colocação de corrimão, etc.

Publicado em 21/10/2013 às 12:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Moradores dos morros Nova Cintra, Marapé, Jabaquara, Saboó e José Menino compareceram em peso neste sábado (19) na audiência comunitária da 28ª edição do Projeto 'Viva o Bairro'. Na quadra da escola de samba da Unidos dos Morros (Nova Cintra), eles tiveram a oportunidade de reivindicar diretamente ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa, acompanhado de sua equipe de governo.

Quarenta pessoas, entre líderes comunitários e munícipes, falaram sobre os anseios e as dificuldades enfrentadas no dia a dia, como a necessidade de mais professores nas escolas, creches, sinalização, solução para infiltrações, ampliação e novas linhas de ônibus, unidade básica de saúde com funcionamento 24h, construção de muros de arrimo, escadarias, segurança e área de lazer. 

Após a participação da comunidade, o chefe do Executivo falou sobre a importância da participação da população para sua equipe trabalhar e corresponder às expectativas

O primeiro a falar no microfone da audiência comunitária foi Luiz Carlos de Souza, da Associação por Moradias Populares nos Morros e da ONG Escola do Cidadão, do morro da Nova Cintra. “Eu peço socorro”. Ele solicitou moradias, atendimento 24h e melhor acesso à unidade básica, ambulâncias, entre outros. “Conheci seu pai, tenho a maior fé em você e espero que nos ajude”.

Em relação ao José Menino, o presidente da comunidade, Sebastião Deolindo da Silva, ressaltou outras carências, como implantação de um centro cultural e esportivo, serviços de recapeamento, construção de creche e berçário, manutenção nas escadarias e duas linhas de ônibus para Ponta da Praia e Centro. 

Também morador daquele morro, Norberto Gomes, contou que, sem a visão há alguns anos, vem enfrentando problemas de mobilidade na Rua 3. “Gostaria que verificassem a situação para melhorar a calçada e o asfalto. Quando chove, atrapalha muito”.

Do Jabaquara, Neusa Ramos pediu transferência da unidade básica de saúde, regularização da sociedade de melhoramentos e criação do Centro de Convivência. Já as soluções para vazamento de água e esgoto, falta de corrimão nas escadarias, buracos na ruas e assaltos foram solicitadas para o Saboó pelo munícipe Edson Gomes do Nascimento. 

Um dos que representou o morro do Marapé foi André Luiz de Lima, que reivindicou ampliação da linha 13, mais acessibilidade e a volta do cinema itinerante. “Mas nós estamos conseguindo muitos avanços este ano e imagina o que virá nos próximos três”, disse ele para a comunidade. “A gente precisa elogiar quando é necessário”.

A audiência também foi para registrar a comemoração da Ana Paula Costa Ramos (Paulinha), da área Nova Cintra II. “Obrigada. Agora nossa comunidade terá a moradia regularizada, graças à ação rápida da Prefeitura em conjunto com moradores”. Ela aproveitou para pedir iluminação, muros de arrimo e melhoria nas escadarias. 

Respostas
Após a participação da comunidade, o chefe do Executivo falou sobre a importância da participação da população para sua equipe trabalhar e corresponder às expectativas. “É importante que participem porque queremos o mesmo que vocês. Hoje viemos para ouvir e em muitas situações vocês têm toda a razão. É preciso ter prioridade e a nossa é tornar os morros um lugar melhor para se viver”, disse Barbosa.

A partir de segunda-feira começará o mutirão da Secretaria de Serviços Públicos nos cinco morros, envolvendo limpeza de encostas e de drenagem, pintura, colocação de corrimão, etc. A Ouvidoria Móvel registrou as solicitações da comunidade em boletins de ocorrência, que serão encaminhadas às secretarias no início da semana e poderão ser acompanhadas pelos munícipes.

A terceira fase do projeto, com prestação de contas e anúncios de investimentos, acontecerá em 14 de dezembro, no mesmo local, com realização do evento de ação e serviço, Cidade Cidadã, promovido pela Secretaria de Defesa da Cidadania.

Foto - Isabela Carrari

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter