X

Cotidiano

Janeiro Roxo: Bertioga promove palestras sobre hanseníase

As palestras voltam a acontecer no dia 17, às 10h, no Centro Especializado em Saúde da Mulher e, às 13h, na UBS Vicente de Carvalho

Da Reportagem

Publicado em 08/01/2024 às 13:11

Atualizado em 08/01/2024 às 13:14

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O diagnóstico é simples e feito a partir de uma consulta de rotina com o médico na UBS / Divulgação/Prefeitura de Bertioga

Ao longo de janeiro, mês de prevenção e conscientização sobre a hanseníase, a prefeitura de Bertioga realizará ações de busca ativa e palestras sobre a doença, entre 11 e 18 de janeiro.

Na quinta-feira (11), às 10h, a palestra será realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Indaiá e, às 13h, na UBS Mirosam. Na sexta-feira (12), às 11h, a ação acontece na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Boraceia e, às 13h, na ESF Guaratuba.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


As palestras voltam a acontecer no dia 17, às 10h, no Centro Especializado em Saúde da Mulher e, às 13h, na UBS Vicente de Carvalho. Encerrando a programação, no dia 18, às 10h, a ação será realizada na UBS Central e, às 13h, na Unidade Bertioguense de Especialidade Médicas (Unibem).

A Hanseníase, uma das doenças mais antigas da história e conhecida com o nome de Lepra no passado, trata-se de uma doença infecciosa e contagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium Leprae, podendo provocar o surgimento de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. Alguns dos sintomas mais comuns podem ser: alteração de sensibilidade da pele, formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (mãos e pés), diminuição de pelos no local, entre outros.

O diagnóstico é simples e feito a partir de uma consulta de rotina com o médico na UBS. Em Bertioga, o paciente é acompanhado pelo Centro de Infectologia Bertioguense (Cibe). O tratamento é gratuito e dura entre 6 e 12 meses, com alta por cura da doença se o medicamento for utilizado corretamente durante o período determinado pelo médico.

Serviço
UBS Mirosam – Rua São Gonçalo, s/nº (Vila do Bem), Chácaras;
ESF Boraceia – Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº;
ESF Guaratuba – Rua Aprovada 863, n°110;
UBS Central – Temporariamente funcionando na Praça Vicente Molinari, 295, Centro, prédio do antigo Centro de Especialidades Médicas - Ceme de Bertioga.
Unibem - Rua Dr. Brasílio Machado Neto, 357, no Rio da Praia;
Centro Especializado em Saúde da Mulher - Rua Eduardo Correia da Costa Júnior, 460, Vista Linda.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Mau presságio? Branqueamento de corais pode ser sinal da morte dos oceanos; entenda

Estruturas são a base do Oceano

Nacional

Não perca as contas: você sabe quantas vezes o cantor Fábio Jr. se casou?

A lista é bem extensa e pode confundir os fãs

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter