Itanhaém terá polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Os cursos serão ministrados por renomados professores de faculdades do porte da USP, Unicamp e Unesp

Comentar
Compartilhar
27 OUT 2017Por Da Reportagem11h08
"Teremos na nossa cidade professores altamente capacitados e material didático de ótima qualidade', disse o prefeito"Teremos na nossa cidade professores altamente capacitados e material didático de ótima qualidade', disse o prefeitoFoto: Rodrigo Montaldi/DL

Itanhaém conquistou um novo polo de ensino universitário à distância gratuito. O Governo do Estado de São Paulo confirmou a instalação na Cidade da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) a partir de 2018. Os cursos serão ministrados por renomados professores de faculdades do porte da USP, Unicamp e Unesp.

No total, no Município serão quatro cursos de graduação em ensino superior, com duração de 4 anos cada: engenharia de produção, engenharia de computação, licenciatura em pedagogia e licenciatura em matemática. Vagas e inscrições para o vestibular serão divulgadas em breve.

A Prefeitura de Itanhaém disponibilizará para o Governo do Estado as contrapartidas necessárias para a implantação da universidade na Cidade. “O ensino à distância é uma tendência no mundo atual, por ser ágil e atender as necessidades da vida moderna. E teremos na nossa cidade um polo com toda a infraestrutura necessária, professores altamente capacitados e material didático de ótima qualidade”, afirmou o prefeito Marco Aurélio Gomes.

O vice-prefeito de Itanhaém e secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, Tiago Cervantes, destacou que a nova universidade democratiza o acesso ao ensino superior na Cidade. “A educação será sempre um importante instrumento de transformação da sociedade. No caso da Univesp, cerca de 85% dos alunos são oriundos do ensino público e, portanto, é uma universidade de qualidade e gratuita que abre as portas para todos. Além disso, o aluno poderá adaptar seus próprios horários de estudo, com todo o suporte pedagógico necessário pela ­internet”.

Univesp

Criada em 2012 como Fundação, a Univesp é uma instituição de ensino superior mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Ministério da Educação (MEC).

Os polos são os espaços físicos nos municípios. Eles oferecem a infraestrutura necessária (computadores, impressoras e acesso à internet) para o estudante participar das atividades da universidade como provas, discussões em grupo e dos trabalhos orientados por tutores.