Inscrições abertas para alunos da BS participarem de intercâmbio internacional

Processo seletivo está marcado para 13 abril; neste ano Espanha é o novo destino para estudantes do Centro de Estudos de Línguas

Comentar
Compartilhar
03 ABR 201411h51

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo recebe, a partir desta quinta-feira, dia 3, as inscrições para os alunos dos Centros de Estudos de Línguas (CELs) que querem ter a chance de realizar a experiência de um intercâmbio internacional. Os interessados vão passar por um processo seletivo no próximo dia 13 para concorrer a 219 vagas oferecidas, sendo 10 para a Baixada Santista. Os destinos são Inglaterra, França e Espanha, nação que estreia no programa.

Para ser um dos selecionados, os intercambistas passam por uma prova que avalia o conhecimento adquirido nas aulas de idiomas nos CELs (no caso, espanhol, francês e inglês). É exigida também frequência mínima de 75% nas aulas e média igual ou superior a 7,0 (sete) em língua inglesa nos quatro bimestres do curso de Ensino Médio no ano letivo anterior ao de realização da prova.

A viagem, com duração de 20 dias para a realização do curso intensivo do idioma, está marcada para junho, durante as férias escolares. As inscrições vão até o dia 8 de abril. Mais informações estão no portal da Educação, no www.educacao.sp.gov.br.

Esta é a segunda edição do programa de intercâmbio oferecido pela Secretaria que, entre dezembro de 2013 e janeiro deste ano, já levou 356 alunos da rede estadual para cursarem os idiomas na Argentina, Inglaterra e França.

Os interessados vão passar por um processo seletivo no próximo dia 13 para concorrer a 219 vagas oferecidas (Foto: Divulgação)

“Nós oferecemos cursos de até sete idiomas diferentes nos 229 CELs da rede estadual, com o objetivo de ampliar o contato dos alunos com outras culturas e novas formas de aprendizado. O intercâmbio é uma excelente oportunidade para os jovens, que agrega diferenciais na formação educacional e também pessoal do participante”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Para a realização do intercâmbio, a Secretaria oferece todo o suporte necessário, desde o trâmite para a emissão de documentação, até transporte, alimentação e estadia. Além das aulas em centros de ensino, os estudantes também farão passeios culturais monitorados, tudo sem custo.

Os Centros de Estudos de Línguas oferecem aluas de espanhol, francês, inglês, alemão, italiano, japonês e mandarim. Ao todo, são seis módulos semestrais e, após o término, o participante recebe o certificado de conclusão.