X

Cotidiano

Independência vence o carnaval de Cubatão pelo décimo ano consecutivo

A agremiação obteve 167,75 pontos da comissão julgadora e conquistou, pelo décimo ano consecutivo, o título de campeã do carnaval da cidade, defendendo o enredo "E o povo começa a cantar"

Publicado em 16/02/2015 às 21:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

"Não tem prá ninguém": o grito ecoou, em frente do Centro Esportivo Romerão, entre os sambistas e simpatizantes da Escola de Samba Independência do Jardim Casqueiro, assim que foi anunciado o resultado do desfile de escolas de samba de Cubatão. Não era para menos. A agremiação obteve 167,75 pontos da comissão julgadora e acabava de conquistar, pelo décimo ano consecutivo, o título de campeã do carnaval da cidade, defendendo o enredo "E o povo começa a cantar", no desfile realizado na noite de sábado, no Jardim Casqueiro.

O segundo lugar ficou com a Escola de Samba Unidos do Morro, que obteve 163,25 pontos, e a terceira colocada foi a Nações Unidas, com 160,75 pontos. O vice-campeonato escapou da Nações Unidas por causa de quatro pontos que a agremiação perdeu por não ter cumprido  exigências com relação às dimensões de dois carros alegóricos.A Unidos do Morro perdeu um ponto devido a atrasos na chegada de um carro alegórico.

A conquista da Independência foi incontestável. Além de não ter obtido nenhuma punição, conquistou nota máxima (10) em seis dos nove quesitos: fantasia, alegoria, comissão de frente, samba-enredo, enredo e mestre- sala e porta-bandeira. Em evolução teve média 9,12; em harmonia, 9,87 e, em bateria, 9,75.

Além de não ter obtido nenhuma punição, conquistou nota máxima (10) em seis dos nove quesitos (Foto: Divulgação)

Presidente da agremiação há 9 anos,  e um dos fundadores da escola, Severino Batista, oTatai, estava emocionado. "Este ano foi uma conquista diferente, pois o décimo título consecutivo representa um estandarte de ouro", disse.

Este tipo de premiação não existe oficialmente em Cubatão, mas a possibilidade de sua criação, no futuro, não foi afastada pelo secretário municipal de Cultura, Welington Borges, que presidiu os trabalhos de apuração. Ele se mostrou satisfeito com o desfile oficial deste ano - que, conforme explicou, apresentou menos dificuldades do que no ano passado devido a algumas novidades, como a inversão no sentido do desfile, realizado na Avenida Beira-Mar, no Jardim Casqueiro: "Isso eliminou problemas para a chegada das escolas e na área de dispersão".

Welington elogiou o trabalho harmônico das vários setores da Prefeitura, o que - a seu ver - contribuiu muito para o sucesso do carnaval deste ano.

A apuração, realizada no Centro Esportivo Romerão, foi acompanhada também pelo secretário municipal de turismo, Tico Barbosa, e por representantes da União das Escolas de Samba do Estado de São Paulo (UEESP).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

A importância da inclusão e acessibilidades de pessoas com deficiência no trabalho

Ingrid Raunaimer é advogada trabalhista e destaca o papel social das empresas, desde o recrutamento inclusivo até as políticas internas de combate ao preconceito

Economia

Com mercado imobiliário aquecido, Centro de Santos está na mira de investidores

Secretário de Urbanismo explica as medidas que foram tomadas para que investidores voltassem a enxergar o potencial da região central

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter