X

Cotidiano

Independência vence o carnaval de Cubatão pelo décimo ano consecutivo

A agremiação obteve 167,75 pontos da comissão julgadora e conquistou, pelo décimo ano consecutivo, o título de campeã do carnaval da cidade, defendendo o enredo "E o povo começa a cantar"

Publicado em 16/02/2015 às 21:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

"Não tem prá ninguém": o grito ecoou, em frente do Centro Esportivo Romerão, entre os sambistas e simpatizantes da Escola de Samba Independência do Jardim Casqueiro, assim que foi anunciado o resultado do desfile de escolas de samba de Cubatão. Não era para menos. A agremiação obteve 167,75 pontos da comissão julgadora e acabava de conquistar, pelo décimo ano consecutivo, o título de campeã do carnaval da cidade, defendendo o enredo "E o povo começa a cantar", no desfile realizado na noite de sábado, no Jardim Casqueiro.

O segundo lugar ficou com a Escola de Samba Unidos do Morro, que obteve 163,25 pontos, e a terceira colocada foi a Nações Unidas, com 160,75 pontos. O vice-campeonato escapou da Nações Unidas por causa de quatro pontos que a agremiação perdeu por não ter cumprido  exigências com relação às dimensões de dois carros alegóricos.A Unidos do Morro perdeu um ponto devido a atrasos na chegada de um carro alegórico.

A conquista da Independência foi incontestável. Além de não ter obtido nenhuma punição, conquistou nota máxima (10) em seis dos nove quesitos: fantasia, alegoria, comissão de frente, samba-enredo, enredo e mestre- sala e porta-bandeira. Em evolução teve média 9,12; em harmonia, 9,87 e, em bateria, 9,75.

Além de não ter obtido nenhuma punição, conquistou nota máxima (10) em seis dos nove quesitos (Foto: Divulgação)

Presidente da agremiação há 9 anos,  e um dos fundadores da escola, Severino Batista, oTatai, estava emocionado. "Este ano foi uma conquista diferente, pois o décimo título consecutivo representa um estandarte de ouro", disse.

Este tipo de premiação não existe oficialmente em Cubatão, mas a possibilidade de sua criação, no futuro, não foi afastada pelo secretário municipal de Cultura, Welington Borges, que presidiu os trabalhos de apuração. Ele se mostrou satisfeito com o desfile oficial deste ano - que, conforme explicou, apresentou menos dificuldades do que no ano passado devido a algumas novidades, como a inversão no sentido do desfile, realizado na Avenida Beira-Mar, no Jardim Casqueiro: "Isso eliminou problemas para a chegada das escolas e na área de dispersão".

Welington elogiou o trabalho harmônico das vários setores da Prefeitura, o que - a seu ver - contribuiu muito para o sucesso do carnaval deste ano.

A apuração, realizada no Centro Esportivo Romerão, foi acompanhada também pelo secretário municipal de turismo, Tico Barbosa, e por representantes da União das Escolas de Samba do Estado de São Paulo (UEESP).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter