X

Cotidiano

Incêndio no Centro de Santos: depósito corre o risco de cair a qualquer momento, afirma Bombeiros

Depósito que armazenava itens da Receita Federal está em chamas desde o início da madrugada desta segunda-feira (19); curto-circuito na parte interna do local pode ter causado o início das chamas

Luana Fernandes

Publicado em 19/02/2024 às 11:15

Atualizado em 19/02/2024 às 13:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O incêndio destruiu o depósito da Dínamo Inter-Agrícola / Ana Clara Durazzo/DL

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o depósito que está em chamas no Centro de Santos pode sofrer um colapso estrutural nas próximas horas. O local, propriedade da Dínamo Inter-Agrícola, armazenava itens apreendidos pela Receita Federal no Porto de Santos. O incêndio começou no início da madrugada desta segunda-feira (19).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Mais de 10 equipes do Corpo de Bombeiros - com mais de 20 oficiais - atuam em quatro frentes há mais de 10 horas para controlar o fogo, que já atingiu dois depósitos pertencentes à empresa. O depósito onde o incêndio se originou já teve as chamas contidas, mas um segundo local ainda tem focos de incêndio.

Segundo o tenente Paulo Sérgio, parte do teto e uma das paredes já teriam caído durante o combate ao fogo na madrugada. No entanto, mais partes do armazém podem cair até que o focos de incêndio sejam extintos. Ainda segundo o tenente, um curto-circuito na parte interna do local pode ser a causa do incidente.

Itens da Receita Federal

O incêndio de grandes proporções da madrugada desta segunda-feira (19) destruiu o depósito da Dínamo Inter-Agrícola, que era utilizado pela Receita Federal e armazenava itens apreendidos no Porto de Santos. Informações extraoficiais afirmam que um helicóptero e carros de luxo estão entre estes itens. Cerca de 10 equipes do Corpo de Bombeiros - corporações de Santos, São Vicente, Praia Grande e Cubatão - ainda atuam para extinguir as chamas. Ainda não há informações sobre a causa do incêndio que teve início por volta da 1h30. Segundo a Prefeitura, uma pessoa foi resgatada e encaminhada para a UPA Central pelo SAMU.

As equipes atuam em todo quarteirão e utilizam um caminhão-escada para agir diretamente no foco do incêndio. A ação tem surtido efeito e, segundo o Coronel Paulo Sérgio, deve ajudar a controlar as chamas nas próximas horas. O trecho da Rua João Pessoa entre as ruas Aguiar de Andrade e Dr. Cochrane é área de ação dos Bombeiros, e também a Rua General Câmara, aos fundos do depósito atingido. Outros imóveis também foram atingidos pela chama. A principal via do Centro está interditada da Dr. Cochrane até a Avenida Perimetral.

A Prefeitura de Santos montou um esquema especial alterando os trajetos das linhas de ônibus que passam pelo local. “No momento, há interdição total do acesso à Rua João Pessoa junto à Av. Perimetral. Desvio do trânsito para o cais. Transporte também, com coletivos indo até o Valongo e fazendo retorno na Praça Barão do Rio Branco e, depois, R. Senador Feijó. A CET-Santos está com agentes operando na área urbana e também com equipe de transporte orientando os usuários”, informou através de nota.

A Defesa Civil também está atuando para averiguar as condições dos imóveis vizinhos ao local do incêndio e também fará a vistoria estrutural, assim que houver condições para adentrar no galpão. Segundo o Corpo de Bombeiros, a área deve ser evitada já que a fumaça é tóxica e ainda não se sabe ao certo o que está sendo consumido pelo fogo. A confirmação só virá após o incêndio ser controlado.

Nota da empresa

Em nota, a Dínamo Inter Agrícola Ltda. disse que, por volta das 23:40 de domingo, ocorreu um incêndio em uma das suas unidades armazenadoras de carga geral, localizada na Rua João Pessoa 507, na cidade de Santos/SP. 

Os sistemas de alarme foram acionados e, graças à pronta resposta do Corpo de Bombeiros, três viaturas foram direcionadas ao local. As equipes do Corpo de Bombeiros permanecem no local, monitorando o fogo, até que seja totalmente extinto.

A empresa esclarece que possui seguro desta unidade armazenadora e que as medidas cabíveis estão sendo tomadas junto aos órgãos competentes, visando investigar as causas deste incidente.

A Dínamo reitera que nenhum funcionário ficou ferido e que não houve vítimas. A empresa está colaborando integralmente com as autoridades para esclarecer os fatos e garantir a segurança de todos os seus colaboradores, clientes e comunidade.

Nota da Receita Federal

A Receita Federal, que utilizava o local para armazenar produtos apreendidos no Porto de Santos, também se manifesrou sobre o incidente. "Em relação ao incêndio em depósito de empresa terceirizada utilizado pela Receita Federal em Santos, informamos que estamos monitorando de perto o ocorrido. Autoridades da instituição no Estado de São Paulo estão mobilizadas desde cedo acompanhando o caso. Assim que tivermos mais informações, repassaremos à imprensa", garantiu através de nota encaminha à reportagem.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Restaurante de Santos está entre os 100 melhores do País; saiba qual

Revista Exame divulgou nesta semana a lista com os melhores restaurantes do Brasil; estabelecimento santista ficou em 92º

Polícia

Corpo de turista desaparecido é encontrado em Guarujá

A confirmação da identidade do cadáver foi feita pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos, após uma verificação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter