X

Cotidiano

Guarujá sedia encontro para discutir o uso de vapes e redução do tabagismo

Simpósio inédito no Brasil será realizado no Guarujá (SP) e vai abordar educação e controle do tabagismo em relação aos chamados vapes

Da Reportagem

Publicado em 23/11/2023 às 14:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dados mostram que um em cada cinco brasileiros, com idade entre 18 e 24 anos fazem uso desse tipo de dispositivo  / Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

 Especialistas se reúnem, neste sábado (25), no Guarujá, litoral paulista, para discutir o uso de cigarros eletrônicos como forma de controlar danos e reduzir o tabagismo.

Inédito no país, o evento contará com a participação da Dra. Alessandra Bastos Soares, ex-diretora da Segunda Diretoria Anvisa, e do pneumologista Prof.º dr. Rodolfo Fred Behrsin, entre outros.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Apoie o jornalismo regional e independente

Como países utilizam o cigarro eletrônico no controle de danos e redução do tabagismo? Médicos e cientistas debatem o assunto

 

Os vapes ou cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil. No entanto, os dados mostram um cenário diferente da teoria: um em cada cinco brasileiros, com idade entre 18 e 24 anos, fazem uso desse tipo de dispositivo – total supera 2 milhões pessoas.

Como eles estão na ilegalidade, é impossível ter algum tipo de controle sobre as vendas, perfil do usuário e, principalmente, a natureza dos componentes químicos desses produtos. Nesse cenário, é um desafio pensar em políticas de saúde pública com o tema. 

Para discutir esse assunto, será realizado no próximo sábado (25), o 1º Simpósio Brasileiro Multidisciplinar de gestão de danos: Educação e Controle (SBGMD).

O encontro parte da premissa de que seu uso é prejudicial à saúde. No entanto, os painéis do evento devem dividir pareceres científicos e dados internacionais que mostram o uso dessa prática em propostas de controle de danos.

Países como Reino Unido, França e Suécia investiram na regularização dos cigarros eletrônicos de forma estratégica, propondo o uso desses recursos, menos nocivos que os cigarros convencionais, como alternativas para reduzir e até deixar o tabagismo.

Programação traz especialistas para discutir o tema

De acordo com a Resolução nº 46 de 28 de agosto de 2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é proibido comercializar, importar e fazer propaganda dos chamados dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs).

Com foco centrado 100% na ciência, na academia e em dados sólidos, o SBGMD vai colocar profissionais para dividir os assuntos em pautas, com foco na educação e no controle do tabagismo. Dentre eles estão:

Prof.º Dr. Rodolfo Fred Behrsin – Pneumologista

Dra. Alessandra Bastos Soares – Ex-Diretora da Segunda Diretoria Anvisa

Profº. Me. Carlos Fontes – Médico

Profª. Ma. Cintia Leci Rodrigues – Biomédica

Estados Unidos, Canadá, estão entre os 80 países que já buscaram algum tipo de regulamentação dos vapes.

A proposta do SBGMD é difundir os pontos positivos das políticas adotadas por essas nações e entender os ecos dessas propostas na realidade brasileira. 

Serviço

O que: 1º Simpósio Brasileiro Multidisciplinar de gestão de danos: Educação e Controle (SBGMD)

Data: 25/11/2023

Horário: 8h

Local: Casagrande Hotel 

Informações para a imprensa e entrevistas

Contato (11) 99282-6658

Jornalista Patrícia Morello 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Cerveja de Santistas faz sucesso e chega aos EUA

Chegar a esta importante marca internacional da empresa não foi fácil, como revelam os sócios da Everbrew, Renê Santos e Célio Ongaro Júnior

São Vicente

Começando a semana, PAT de São Vicente oferta 49 vagas de emprego na segunda (29)

Postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na região Insular e na Área Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter