X

Cotidiano

Guarujá lança 4º relatório de cumprimento às metas da ONU

Relatório de Acompanhamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) está disponível on-line para todos os munícipes

Da Reportagem

Publicado em 19/01/2024 às 14:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Já foi alcançado o total dos 17 objetivos propostos, com diversas ações realizadas em cada item. / Helder Lima

A Prefeitura de Guarujá lança o 4º Relatório de Acompanhamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), disponível para todos os munícipes no site https://www.guaruja.sp.gov.br/ods/. As metas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Organização das Nações Unidas (ONU), que são um apelo para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável.

Todos os dias, a Administração Municipal trabalha em diversas frentes para proporcionar melhor qualidade de vida para a população. O relatório atual apresenta, em 106 páginas, 100 novas ações incorporadas diariamente dentro das secretarias municipais, um balanço do último semestre de 2023. Já foi alcançado o total dos 17 objetivos propostos, com diversas ações realizadas em cada item.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Entre os temas com maiores percentuais, destacam-se Social (21%), Meio Ambiente (20%) e Educação (15%).  Neste material, são apresentadas iniciativas focadas no desenvolvimento sustentável, como: premiação na categoria 'Parcerias em Ação'; prêmio Top Destino Turístico; reconhecimento como Cidade Árvore do Mundo; realizações de inúmeras obras no Município; investimentos na Educação; atendimentos na área da Saúde; além de diversos atendimentos à população, reduzindo a desigualdade social.

As ações e programas serão executados a longo prazo, priorizando a transparência de indicadores e recursos utilizados pela Prefeitura e também por terceiros por meio de parceria. Os indicadores aplicados para agregar ao relatório foram nacionais, disponibilizados por meio do Governo Federal. O material ainda foi montado e baseado em cima de avaliações realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, levando em conta principalmente, o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), com foco em infraestrutura e processos, avaliando a eficiência das políticas públicas em sete setores da administração: saúde, planejamento, educação, gestão fiscal, proteção aos cidadãos (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação.

Com isso, são oferecidos elementos que subsidiam a ação fiscalizatória, inclusive da própria sociedade, por conta da transparência de todo o processo. Os resultados obtidos também produzem informações que têm sido utilizadas na correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento do Município.

A secretária municipal de Planejamento (Seplan), Polliana Iamonti, explica que Guarujá reconhece a importância da proposta apresentada e tem como objetivo atender as metas estipuladas pela ONU. "Diariamente, trabalhamos com o objetivo de transformar Guarujá em uma cidade que se desenvolve de maneira sustentável e inclusiva. Para isso, são colocadas em prática ações voltadas para o crescimento social, ambiental e econômico".

 ODSs

Os ODS são importantes para fortalecer a cultura da sustentabilidade ambiental e social nos governos e nas empresas. A também chamada Agenda 2030 é um plano de ação global que reúne 17 objetivos em um total de 169 metas. Guarujá dispõe de políticas públicas em todas as áreas. O resultado é a soma de ações de todas as secretarias municipais ao longo dos anos, programas da Administração que demonstram o comprometimento da atual gestão com questões contemporâneas e importantes para toda a sociedade.

No universo corporativo, os ODSs tornam os negócios mais eficientes, responsáveis, transparentes e competitivos, por exemplo. "Um dos objetivos mais importantes é o de incluir e oferecer oportunidades para todas as pessoas, sem deixar ninguém para trás. As metas devem ser alcançadas em uma ação conjunta, que agrega diferentes níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade como um todo. É cada um fazendo a sua parte para o melhor para todos", explica Polliana.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Bertioga contará com Centro de Educação Ambiental

Trabalhos têm como objetivo revitalizar o CEA e aprimorar as diversas atividades já existente

CRIME SEXUAL

Câmera flagra homem estuprando moradora de rua no litoral de SP

Imagens mostram homem montando uma espécie de cabana com papelão e mantendo relações sexuais com a vítima; política tenta identificar agressor

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter