X

Cotidiano

Guarujá inicia formação da 5ª turma de GCMs

Com os 31 novos aspirantes a agentes da Guarda Civil Municipal, a corporação passará a contar com mais de 330 guardas.

Da Reportagem

Publicado em 08/02/2020 às 19:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os aprovados em concurso público de 2018, iniciaram curso de formação, que terá duração de 90 dias. / HELDER LIMA/PREFEITURA DE GUARUJÁ

Mais 31 aspirantes a agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá, aprovados em concurso público de 2018, acabam de iniciar curso de formação. Eles se juntarão a outros 23, também concursados, que assumiram seus postos em 2019. O curso tem duração de 90 dias e, assim, até maio, a corporação contará com mais de 330 agentes.

Os 54 agentes formados entre 2019 e 2020 são os primeiros convocados para a corporação nos últimos 10 anos. Na última segunda-feira (3), os 31 aspirantes a guardas participaram de uma aula inaugural, na sala de reuniões do Paço Moacir dos Santos Filho.

O secretário-adjunto de Defesa e Convivência Social (Sedecon), Carlos Smicelato, será o responsável pela formação dos novos guardas. "Estamos trabalhando para deixar a Cidade cada vez mais ordenada, começando com as ações preventivas para coibir os pequenos delitos, a fim de que os nossos munícipes respirem ainda mais sensação de segurança", afirmou.

CURSO

O curso, teórico e prático, tem duração de 90 dias. A formação atende ao decreto 8372/08, que instituiu o regulamento do Curso Intensivo de Formação, Treinamento e Capacitação Física de Guardas Civis Municipais.

O conteúdo programático tem base na matriz curricular, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) - órgão vinculado ao atual Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Já as disciplinas e assuntos abordados são diversificados, e têm por finalidade oferecer ao profissional uma visão ampliada, sistêmica e interdisciplinar de segurança pública.

As atividades envolvem aulas expositivas, debates, dinâmicas, atividades práticas, simulados, entre outras ações. Entre as disciplinas, por exemplo, está o Direito, em diversas vertentes: penal, processual penal, administrativo e constitucional, além do foco voltado aos direitos humanos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter