Guarujá celebra 'Maio Amarelo' com peça de teatro nesta terça-feira (5)

A encenação é uma realização em parceria com a Ecovias e será apresentada aos alunos da Escola Valéria Cristina Vieira da Cruz Silva

Comentar
Compartilhar
04 MAI 201511h04

A Prefeitura de Guarujá celebra nesta terça-feira (5) o 'Maio Amarelo' — movimento para conscientizar à população sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A peça teatral 'De Bem com a Via' será apresentada para os alunos de 5 a 11 anos da Escola Municipal Valéria Cristina Vieira da Cruz Silva, que fica Rua Poeta Gregório de Matos, nº 25, no Jardim Brasil, em Morrinhos III. A encenação acontece em dois horários, das 9 às 11 horas, das 14 às 16 horas e é uma parceria com a Ecovias.

O De Bem com a Via é um conjunto de ações integradas que ensina as leis de trânsito de forma divertida, com objetivo de proporcionar acesso à educação para o trânsito e contribuir com a diminuição do número de acidentes. A linguagem lúdica, artística e cultural é a grande ferramenta de transformação utilizada.

Em dezembro de 2013, o De Bem com a Via conquistou o primeiro lugar no XIII Prêmio Denatran na categoria Educação no Trânsito, uma das premiações mais importantes do setor de segurança viária.

Para a coordenadora de Educação para o Trânsito e Estatística, da Diretoria de Trânsito e Transporte Público de Guarujá, Rita Tanese, o movimento é uma ação e não uma campanha. “A exemplo do Outubro Rosa e do Novembro Azul que tratam, respectivamente, sobre os temas de câncer de mama e de próstata, o Maio Amarelo quer envolver a todos, poder público ou sociedade civil, empresas ou entidades de classes e associações, na discussão sobre este tema que também é uma questão de saúde pública”, explica Rita.

Ela ressalta que o símbolo pode ser usado em qualquer época do ano. “Quem desejar pode aderir a essa ação de conscientização durante todo o ano, e não somente no mês de maio”, conclui.

Maio Amarelo – Cada cidadão/motorista é convidado a promover ações voltadas a conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

O amarelo simboliza a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. A escolha da data foi motivada pela década de Ação para Segurança no Trânsito, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 11 de maio de 2011. Em maio também é comemorada a Semana Mundial de Segurança ao Pedestre.