X

Cotidiano

Guarda Costeira liberta arraias presas em rede de pesca

Ação ocorreu durante patrulhamento de rotina do grupamento

Da Reportagem

Publicado em 23/04/2020 às 21:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Grupamento também foi acionado para recolher uma tartaruga morta na praia do Bairro Maracanã / Divulgação/PMPG

A Guarda Costeira de Praia Grande, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM), libertou duas arraias que estavam presas em uma rede de pesca localizada em área proibida próximo a encosta do morro da Fortaleza de Itaipu, na manhã de quarta-feira (22). No mesmo dia, o grupamento foi acionado para recolher uma tartaruga morta na praia do Bairro Maracanã.

De acordo com o inspetor do grupamento, Delfo Monsalvo, a rede de pesca estava à deriva, muito próxima à encosta rochosa da Praia do Comandante, na Fortaleza de Itaipu, causando riscos de degradação ao ecossistema marinho da Unidade de Conservação, Parque Estadual Xixová-Japuí. “O material foi retirado das águas durante o patrulhamento embarcado e, posteriormente, foi entregue à equipe da Fundação Florestal”.

Ele explicou que no momento da retirada do artefato, a equipenotou que duas arraias da espécie "Prego" estavam presas na trama, ainda com vida. “Rapidamente, os tripulantes conseguiram soltá-las, e como estavam em estado bravio, foram devolvidas imediatamente ao habitat natural”.

No mesmo dia, o grupamento também foi acionado à praia do Balneário Maracanã, porém o desfecho não foi o mesmo das arraias. Uma tartaruga da espécie Dermochelys Coriacea, popularmente conhecida como Tartaruga-de-couro, foi encontrada morta na beira do mar já sem vida. Conforme o inspetor, o animal era de grande porte e, após ser recolhido, foi encaminhado ao Instituto Biopesca para procedimentos técnicos de necropsia e coleta de material biológico, possibilitando a identificação da causa da morte.

O grupamento integra a equipe de força-tarefa que tem percorrido a faixa de areia da praia orientando eventuais banhistas e pessoas que acessem a praia sobre a importância do distanciamento e isolamento social no combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). As ações contam ainda com fiscais da Secretaria de Urbanismo (Seurb), Defesa Civil e guardas-vidas do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar).

Atuação

A Guarda Costeira desenvolve importante trabalho no resgate e recuperação de animais marinhos encontrados nas praias da Cidade. Os dados são coletados e informados às autoridades ligadas à Secretaria de Meio Ambiente do Estado.

Praia Grande firmou convênio com a Marinha do Brasil no ano 2000, quando a Guarda Costeira passou a exercer oficialmente a função de fiscalizar a área marítima da Cidade, sendo a primeira da região a assumir a responsabilidade desse trabalho. O rigor na fiscalização de embarcações faz com que a Cidade mantenha zerado o índice de acidentes envolvendo embarcações.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter