Guarda Civil Municipal de Guarujá fatura 1ª colocação no 7º Campeonato de Cães de Polícia

A disputa na cidade de Capivari rendeu troféus e um filhote de três meses da raça Pastor Belga de Malinois

Comentar
Compartilhar
13 MAR 201517h56

A equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá fecha o ciclo dos Cães Guardas, Pantro e Mali, com vitória no 7º Campeonato de Cães de Polícia das Guardas Municipais do Brasil. A competição aconteceu na última quinta-feira (12), na cidade de Capivari, com a presença de Guardas de 18 cidades.

Guarujá garantiu o 1º lugar em duas categorias, de três. Na categoria Melhor Abordagem Policial, o supervisor da GCM de Guarujá, Ilton Marques Couto Júnior, e os GCMs, Pirani e Vasconcelos ganharam a 1ª posição, enquanto a cidade de Salto faturou a 2ª. E na categoria de Imobilização Cinotécnica, os Pastores Belga de Malinois, Pantro e Mali garantiram a 1ª a colocação, deixando a 2ª novamente para a cidade de Salto.

De acordo com Couto a abordagem se trata da parte verbal com o suspeito, executada pelos GCMs. Já a imobilização, é feita pelos cães, que mordem a mão armada. “Na prova a equipe aborda o suspeito armado. Em seguida dá um disparo de ameaça e nós guardas soltamos o cão. O suspeito dá o segundo disparo e, neste momento, o cão pode se afugentar ou manter o foco no suspeito. Caso não fuja, o cão morde a mão armada e a equipe afasta o cão, para que pare de morder. A partir daí, nós fazemos a revista e conduzimos o suspeito até a viatura”, descreveu Couto.

A disputa na cidade de Capivari rendeu troféus e um filhote de três meses da raça Pastor Belga de Malinois (Foto: Divulgação)

A equipe ganhou um filhote Pastor Belga Malinois de três meses que já começou a treinar, para entrar em ação assim que Pantro e Mari forem aposentados. Com sete anos de idade, o casal tem uma extensa bagagem de rondas ostensivas e preventivas. “Eles participaram de grandes eventos, como o carnaval, os festejos juninos. São ótimos companheiros de equipe e vão deixar saudades”, contou Couto.