X

Cotidiano

Governo liberará novas vagas em residência médica

Nem todos os postos, no entanto, estão garantidos para 2014. A aprovação das novas vagas terá ainda de passar pela Comissão Nacional de Residência Médica

Publicado em 17/12/2013 às 14:24

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira, 17, a liberação de 3,6 mil novas vagas de cursos de residência médica. Nem todos os postos, no entanto, estão garantidos para 2014. A aprovação das novas vagas terá ainda de passar pela Comissão Nacional de Residência Médica.

O secretário de Gestão do Trabalho e Educação da Saúde, Mozart Sales, afirma que parte dos postos poderá ser liberado ainda em 2014 e, caso a comissão julgue necessário, um porcentual poderá ser autorizado somente para 2015. "Os históricos de reprovação das novas vagas pela comissão sempre foram baixos. Nossa expectativa é positiva", disse.

A grande maioria das vagas aprovadas no edital, realizado neste ano, está concentrada no Sudeste: 2.278. A Região Norte, a mais carente na oferta de profissionais especializados, terá apenas 5% de toda a oferta: 198 postos aprovados.

O privilégio dado para o Sudeste e para o Sul (que tem potencial para abertura de 591 postos), foi atribuído pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, à maior capacidade instalada nessas regiões. "Temos de aproveitar a estrutura existente. Além disso, não está sobrando médico nessas duas áreas", disse.

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira, 17, a liberação de 3,6 mil novas vagas de cursos de residência médica (Foto: Divulgação)

O argumento usado pelo governo ao longo dos últimos dois anos, de que o local de residência é essencial para fixar o médico na região, foi agora colocado em segundo plano. Padilha citou uma pesquisa feita pela Santa Casa de São Paulo mostrando que 50% dos residentes formados em instituições paulistas acabam exercendo a profissão em outros Estados.

O ministro afirmou não temer que a forma adotada para liberação das vagas perpetue as desigualdades regionais na oferta de médicos especializados. Ele afirma que duas estratégias estão sendo adotadas para incentivar a criação de vagas de residência em áreas mais carentes.

Uma das estratégias seria a obrigação de que para abertura de uma vaga de graduação, seja aberta, também, uma vaga de residência médica. Essa regra, no entanto, vale para instituições de todo o País. A outra é a criação de matriciamento de tutoria, instrumento que permite que instituições reconhecidas ofertem cursos em áreas mais carentes. Outra possibilidade, mas que ainda está em fase de estudos, é a indução para que instituições que oferecem curso de estágio para profissionais, ofereçam também residência, em regiões do Norte e Nordeste.

Caso todas as 3,6 mil vagas sejam efetivamente abertas, subirá para 6,4 mil o número de postos de residência financiados pelo Ministério da Saúde. O objetivo do Ministério é universalizar a oferta de especialização até 2018. Outra estratégia para reforçar a oferta de vagas é o financiamento de 691 bolsas para especialistas. Para cada duas novas vagas criadas em uma das 27 especialidades consideradas prioritárias, o ministério pagará uma bolsa já existente.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter