X

Cotidiano

Fundadora da Zara morre aos 69 anos na Espanha

Rosalia Mera fundou a primeira loja da Zara em 1975 em La Coruña com o marido dela na época, Armancio Ortega

Publicado em 16/08/2013 às 15:49

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Rosalia Mera, uma costureira que fundou uma loja de roupas, no noroeste da Espanha, que se transformou na Zara, uma das maiores redes de varejo do mundo, morreu na noite de ontem aos 69 anos de idade. Ela era a mulher mais rica da Espanha.

A Inditex SA, dona da Zara, emitiu um comunicado nesta sexta-feira confirmando a morte de Mera mas não forneceu mais detalhes e se recusou a comentar por email. A imprensa espanhola disse amplamente que ela, a maior acionista da Inditex, sofreu um derrame enquanto estava de férias na ilha mediterrânea de Menorca e morreu ontem em um hospital em La Coruña, cidade da região da Galícia, onde nasceu.

Mera era a mulher mais rica da Espanha (Foto: Divulgação)

Mera fundou a primeira loja da Zara em 1975 em La Coruña com o marido dela na época, Armancio Ortega. Ele é listado pela revista Forbes como a pessoa mais rica do mundo. Eles tinham planos de chamar a loja de Zorba primeiramente por causa do filme "Zorba, o grego", mas havia um bar com esse nome a poucos quarteirões de distância do local, por isso as letras de Zorba foram reorganizadas para soletrar Zara. A loja se especializou em versões de preço baixo de roupas populares mais caras, e a fórmula se tornou um sucesso levando à abertura de lojas da marca através da Espanha e internacionalmente.

Mera tinha 6,99% das ações da Inditex, de acordo com documentos da empresa na Bolsa de Valores de Madri, e sua fortuna estava estimada pela Forbes em US$ 6,1 bilhões. Segundo a revista, ela era a 195ª pessoa mais rica do mundo, mas estava em 1º lugar na sua lista de "mulheres mais ricas que construíram sua fortuna com o próprio esforço".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Bertioga contará com Centro de Educação Ambiental

Trabalhos têm como objetivo revitalizar o CEA e aprimorar as diversas atividades já existente

CRIME SEXUAL

Câmera flagra homem estuprando moradora de rua no litoral de SP

Imagens mostram homem montando uma espécie de cabana com papelão e mantendo relações sexuais com a vítima; política tenta identificar agressor

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter