Cotidiano

Falta de melhorias preocupa moradores do bairro Flórida Mirim, em Mongaguá

Mato alto, falta de limpeza do canal e bueiro entupido, na avenida Arco Íris, são as principais reclamações

Nayara Martins

Publicado em 16/08/2021 às 06:57

Atualizado em 16/08/2021 às 13:33

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Canal no canteiro central da avenida Arco Íris está cheio de mato, no bairro Flórida Mirim; bueiro entope e transborda o esgoto, gerando sujeira e mau cheiro. / Nair Bueno/Diário do Litoral

Continua depois da publicidade

Mato alto e falta de limpeza e manutenção no canal, além de entupimento nos bueiros de esgoto da avenida Arco Íris. Essas são as principais reclamações de vários moradores no bairro Flórida Mirim, em Mongaguá.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Um dos moradores, o aposentado José Lou, que mora há cerca de 16 anos na avenida Arco Íris, conta que não há serviços de zeladoria no bairro.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Mongaguá: Vereadores cobram implantação de passagens na Manoel da Nóbrega

• Funcionário da Sabesp contrai malária no Poço das Antas, em Mongaguá

• Atraso em obras de quadra gera reclamações em Mongaguá

"Moro há muito tempo aqui e a prefeitura não faz a limpeza do mato alto no canal, o que causa aparecimento de ratos e outros bichos".

Cita ainda um dos bueiros de esgoto da Sabesp, localizado na altura do número 400, na mesma avenida que, com as constantes chuvas, o bueiro entope e transborda o esgoto, o que acaba saindo em direção ao canal e causa mau cheiro aos moradores.

Continua depois da publicidade

Outro morador que reclama é o autônomo Antônio Francisco da Silva, que mora há cerca de um ano na mesma avenida. "Vim do bairro Vera Cruz para morar aqui, mas já estou arrependido, pois a falta de melhorias e o mau cheiro de esgoto incomodam bastante", frisa.

Nas proximidades, na esquina da mesma avenida Arco Íris com a rua Saiadino existe ainda uma vala com água suja e o mato alto.

Para o morador e autônomo Moises Marques, que reside há seis anos na Rua da Prata, no mesmo bairro, a falta de zeladoria no bairro é um problema sério. Mostra um trecho da rua que está sem o calçamento concluído.

Continua depois da publicidade

"Alguns postes nessa rua também estão com as lâmpadas queimadas. Já fizemos a reclamação, mas até agora ninguém tomou providências", frisa.

Além de um dos terrenos baldios, localizados na rua da Prata, está com bastante lixo e diversos sacos de entulhos.

CICLOVIA

Continua depois da publicidade

Na avenida Monteiro Lobato, no bairro Balneário Plataforma II, moradores e comerciantes reclamam sobre a falta de manutenção em uma ciclovia que acompanha a avenida, na marginal da rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no bairro.

Isso porque na ciclovia há um buraco enorme, o que pode causar um acidente e fica próximo a um canal. Segundo um funcionário de um estabelecimento comercial, que prefere não se identificar, esse buraco já está aberto no local há mais de um ano.

OUTRO LADO

Continua depois da publicidade

A prefeitura de Mongaguá informa que referente à limpeza e roçada de mato no canal da avenida Arco Íris e a limpeza de valas na rua da Prata, vai encaminhar uma equipe técnica ao local para averiguar a situação.

Sobre a falta de iluminação pública em alguns postes na rua da Prata, a Administração diz que para fazer reparos na iluminação pública, o morador deve entrar em contato pelo número (13) 3445-3045 e solicitar o serviço, indicando o número do poste. E que a Administração mantém um cronograma de reparos.

Quanto à falta de pavimentação nas ruas Arco Íris e da Prata, a prefeitura diz que elaborou o projeto de pavimentação para a realização do serviço. Mas ressalta que existe a necessidade de repasses de recursos dos governos Estadual ou Federal, haja vista os custos das obras. E que por isso não é possível informar uma previsão, mas que mantém em curso um cronograma de pavimentações pela Cidade e que o bairro Flórida Mirim já recebeu, recentemente, os serviços.

Continua depois da publicidade

Sobre o buraco na ciclovia da avenida Monteiro Lobato, a prefeitura diz que vai encaminhar uma equipe técnica para ver a situação.

SABESP

Já a Sabesp informa que já atendeu às solicitações dos moradores e realizou vistorias técnicas junto à administração municipal nesta região da rua Arco Íris, no bairro Flórida Mirim, em Mongaguá.

Continua depois da publicidade

No local foram identificados imóveis com irregularidades internas, que descartavam água pluvial junto ao esgoto doméstico, o que, durante períodos de chuvas, prejudica o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, dimensionado para coletar apenas esgoto.

Diz ainda que realiza manutenções preventivas nos equipamentos e limpeza dos seus sistemas, mas é importante que a população se conscientize de suas responsabilidades para o uso das redes coletoras. E que a fiscalização e multa aos imóveis identificados com o descarte irregular é de competência da municipalidade.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software