X

Cotidiano

Exposição conta a história do primeiro forte do Brasil

A mostra resgata através da arte e de artefatos parte da história datada 30 anos antes da Fundação da Vila de São Vicente

Da Reportagem

Publicado em 20/03/2019 às 09:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira até 18 de abril das 9h às 17h, na prefeitura de São Vicente / Divulgação/PMSV

Quadros, fotografias, textos e vestígios arqueológicos são algumas das peças da exposição "A Casa de Pedra como uma Torre de São Vicente", aberta à visitação no Paço Municipal (R. Frei Gaspar, 384 - Centro). A mostra, que resgata através da arte e de artefatos parte da história datada 30 anos antes da Fundação da Vila de São Vicente, pode ser visitada de segunda a sexta-feira até 18 de abril das 9h às17h.

Com curadoria do historiador Marcos Braga, o acervo conta um importante momento da história da primeira fortaleza do Brasil.

Flávio Viano Barbosa, Presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da Cidade de São Vicente, ressalta a importância da exibição "A dimensão desta exposição é muito maior do que a forma singela em que ela está disposta. Esta é a certidão de nascimento do Brasil. A primeira fortaleza de pedra construída na América Latina foi aqui em São Vicente, a Cellula Mater da Nacionalidade."

História

A casa de Pedra foi construída por degradados a mando do Bacharel de Cananeia e possui origem aproximada do ano de 1502. Com datação anterior à casa de Martim Afonso de Sousa, a construção é considerada o primeiro forte do Brasil, com direito a defesa militar, canhão, falconetes e exercito indígena. A Vila de São Vicente desenvolveu-se ao redor da Casa de Pedra, que chegou a hospedar Martim Afonso em 1532.

Com a destruição da Vila, por conta de um maremoto em meados de 1540, muito do que foi construído por índios, mamelucos e europeus foi varrido pelo mar. A população com cerca de 150 habitantes tem parte de sua história conservada pela Casa de Pedra, que não foi tão afetada por estar em um ponto mais alto.

A ação da Prefeitura em conjunto com a Secult, visa solidificar e informar sobre a importância do cultivo histórico para a construção de uma sociedade mais consciente sobre seu passado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

Esportes

São Paulo vence Barcelona-EQU, jogando bem na estreia de Zubeldía

Com o resultado, a equipe brasileira chegou aos 6 pontos e se manteve na caça ao líder Talleres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter