X

Cotidiano

Exploração sexual é tema de fórum em Santos

O encontro tem como objetivo levar soluções ao plenário da Câmara Federal para erradicação do problema no Brasil

Da Reportagem

Publicado em 22/02/2018 às 08:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Fórum será realizado no Consistório da Universidade Santa Cecília (Unisanta) / Divulgação

A série de reportagens do Diário do Litoral, realizada ano passado, intitulada Meninas do Centro, denunciando a exploração sexual infanto-juvenil em Santos, será tema de discussão em Santos. Na próxima segunda-feira (26), às 19 horas, no Consistório da Universidade Santa Cecília (Unisanta), será realizado o fórum “A Exploração Sexual de Infanto-Juvenil esconde medo, seja a voz daqueles que não podem falar”. A Unisanta fica na Rua Oswaldo Cruz, 277 – Boqueirão.

O encontro tem como objetivo levar soluções ao plenário da Câmara Federal para erradicação do problema no Brasil. No final do evento, será concedido certificado, que servirá como atividade complementar. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1nXICjNz9geUPR9l-OYqgSG6-qrbCtzq0e1a_CPXh5zg/edit. Outras informações pelos telefones 55 (61) 3215-5235 ou 13.98126-9991, com Celina Linhares.

O fórum já tem presença garantida do deputado federal Roberto de Lucena, presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Bullying e Outras Formas de Violência; o deputado estadual Paulo Correa Jr; o pastor João Carlos Bartista Campos, graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos – UniSantos; a conselheira tutelar Idalina Galdino Xavier, especialista em Violência Doméstica e Membro da Comissão de Enfrentamento a Violência Sexual.

Também participam o inspetor Marcelo Gondim, presidente da Comissão Regional de Direitos Humanos da Polícia Rodoviária de São Paulo e Flávio Antas Corrêa, coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo, entre outros, além do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santos, Luiz Fernando Afonso Rodrigues.

Leia mais:
Estupro e morte rondam mulheres e crianças de Santos
Santos registra 159 casos de de abusos contra crianças
Meninas são exploradas sexualmente em Santos

Reportagens

Vale lembrar que as reportagens do Diário acarretaram discussão regional e até audiências públicas na Câmara. O promotor de Justiça da Infância e Adolescência de Santos, Carlos Alberto Carmello Júnior, encaminhou à Prefeitura de Santos um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), visando a estruturar um serviço específico para lidar com crianças, adolescentes e jovens vítimas de exploração sexual.

O documento possui dezenas de obrigações a fazer (tem 27 cláusulas) e prevê multas de mil a R$ 50 mil por dia em caso de descumprimento, revertidas ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Até hoje ele não foi assinado.

O TAC é um acordo que o Ministério Público (MP) celebra com o violador de determinado direito coletivo. Este instrumento tem a finalidade de impedir a continuidade da situação de ilegalidade, reparar o dano ao direito coletivo e evitar ação judicial.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Nesta quarta (24), PAT Guarujá oferece 42 vagas de emprego

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

São Vicente

São Vicente abre agenda para castrações de cães e gatos

Tutores devem apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter