X

Cotidiano

EUA quer aumentar segurança nas embaixadas

O Departamento de Estado americano disse que vai enviar ajuda adicional a embaixadas e consultados que precisarem

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 08/09/2014 às 17:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O governo dos EUA está orientando todos os postos diplomáticos fora do país a reverem suas condições de segurança. O Departamento de Estado americano disse que vai enviar ajuda adicional a embaixadas e consultados que precisarem.

O órgão enviou uma carta ao senador de Idaho Jim Risch indicando que cada posto diplomático americano estava revendo sua segurança para proteger sua equipe, instalações e interesses.

Essa iniciativa vem no momento que o Comitê de Inteligência do Senado americano está prestes a divulgar partes de um relatório documentando suspeitas de abusos cometidos pela CIA contra suspeitos de terrorismo depois do ataque em 11 de setembro de 2001. A CIA tem contestado as conclusões do documento.

O Departamento de Estado disse que uma apresentação pública dos métodos grosseiros de interrogatório, incluindo o que investigadores do Senado descrevem como casos de tortura, poderiam levar a uma "variedade de reações" pelo mundo.

Preocupações sobre possíveis efeitos da publicação desse relatório estão mais fortes agora que se aproxima o aniversário de dois anos do ataque contra o consulado americano em Benghazi, na Líbia, que matou o embaixador Chris Stevens e três outros americanos.

Assessores legislativos afirmam que uma versão censurada com cerca de 500 páginas das 6.600 páginas do relatório pode ser distribuída neste mês, mas não nesta semana.

A CIA contesta as conclusões do documento, especialmente as afirmações de que afogamento simulado e outras "técnicas de interrogatório" não resultem em informações válidas e que a agência de inteligência enganou a administração Bush, o Congresso americano e a população quanto ao valor do tratamento severo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter