X

Cotidiano

EUA liberam importações de alguns produtos de Cuba

Os produtos devem ser produzidos por empresas privadas, que são permitidas pelo governo em algumas áreas

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 13/02/2015 às 18:49

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O governo do presidente americano Barack Obama divulgou que vai permitir que produtos do pequeno setor privado cubano sejam vendidos para os Estados Unidos, uma medida considerada importante na flexibilização do embargo comercial de meio-século na ilha comunista.

Uma lista publicada pelo Departamento de Estado americano nesta sexta-feira afirma que é permitido aos cidadãos norte-americanos importar qualquer bem produzido por empreendedores cubanos, com exceção de produtos alimentícios e de agricultura, álcool, minerais, químicos, texteis, maquinaria, veículos, armas e munição.

Os produtos devem ser produzidos por empresas privadas, que são permitidas pelo governo em algumas áreas. Na maioria dos casos, são empresas prestadoras de serviços como manutenção de carros ou relógios, não artigos com potencial de exportação. Além disso a maioria dos produtos cubanos são produzidos e controlados por empresas estatais e não há indícios de que o governo está disposto a permitir que negócios privados lidem diretamente com empresas estrangeiras.

De acordo com Pedro Freyre, advogado da Akerman LLP, na Flórida, ninguém deve esperar ver uma enorme quantidade de produtos cubanos circulando pelos Estados Unidos. Entretanto, a ideia de exportar produtos cubanos para um grandioso mercado consumidor a 145 quilômetros de distância pode servir de inspiração para as empresas desenvolverem produtos para exportação, disse.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Pronto para ação! Competição de Jiu-jítsu promete reunir 250 atletas em Guarujá

Torneio é organizado pela Associação Meu Primeiro Kimono junto ao CT Ednaldo Keno, com apoio da Prefeitura de Guarujá

Variedades

Com participação internacional, banda Mensana estreia single

Single chega nas principais plataformas digitais nesta sexta-feira (26) e é uma colaboração com a banda californiana, The Simpkin Project

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter