Estelionatários usam nome de canil para dar golpes pela internet

Eles anunciam filhotes de raça a um preço mais barato e pedem um sinal antes de entregar o animal. Canil presta serviços para a prefeitura e não vende animais

Comentar
Compartilhar
27 OUT 2020Por Gazeta de S. Paulo16h12
Os golpistas anunciam filhotes de raça na plataforma de vendasFoto: Reprodução

O nome de um canil de Araraquara, no interior de São Paulo, está sendo usado por golpistas em falsas vendas de cachorros de raça pela internet. A fraude fez vítimas em várias cidades do Estado.

Os golpistas anunciam filhotes de raça na plataforma de vendas OLX usando o nome do canil que presta serviço para a Prefeitura de Araraquara e recolhe animais de rua ou vítimas de maus tratos e os disponibiliza para doação. O local não vende animais.

Embora o endereço colocado no anúncio seja de Araraquara, o telefone tem código de área (DDD) 11, que é da Capital. Em nota, a OLX, que hospedava o anúncio, informou que bloqueou e desativou a conta do usuário. Alertou ainda que as pessoas sigam as dicas oferecidas pelo site antes de fechar qualquer negócio.

O canil registrou boletim de ocorrência por estelionato após começar a receber ligações de vários locais e até visitas procurando por animais comprados ou reservados.

Uma das pessoas que ligaram para o canil foi o engenheiro civil César Cavalieri Tibúrcio. Ele fez isso antes de efetuar o depósito do sinal do pagamento e isso o salvou de cair no golpe. Ele se interessou pelo anúncio ao ver que o preço dos filhotes de maltês estava abaixo do valor de mercado.

O promotor de vendas, Diego Henrique Ferreira de Araújo, não teve a mesma sorte. Ele registrou um boletim de ocorrência e agora tenta estornar o valor que pagou como entrada.

Sobre o golpe sofrido por Diego, a Secretaria Estadual de Segurança Pública disse que a central de polícia judiciária de Presidente Prudente, onde foi registrado o boletim de ocorrência, está realizando diligências e investigando o caso.

A veterinária do canil de Araraquara orienta que há várias formas de conferir a procedência de um canil antes de efetuar a compra de um animal.

“Um canil sério vai ter toda a documentação, é um canil que você pode visitar, conhecer as matrizes, os pais, saber a procedência desse animal. Um animal vendido por R$ 2 mil em um canil sério e você encontra por R$ 500, você tem que desconfiar", disse ao “G1”.

Mais sobre na Gazeta de S. Paulo