X

Cotidiano

Entrevista com Marcia Rosa: ‘Hoje a Cidade cresce com as próprias mãos’

No dia de seu aniversário, a prefeita de Cubatão também celebra o 66º aniversário da Cidade com shows, eventos culturais e entregas importantes para o desenvolvimento no Município

Publicado em 09/04/2015 às 10:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A semana de comemoração de mais um aniversário de emancipação político-administrativa de Cubatão foi abatida pela morte de toneladas de peixes nos rios que margeiam a Cidade, prováveis vítimas dos danos ambientais causados pelo incêndio na Alemoa, em Santos. Mesmo com a triste notícia, principalmente para uma cidade que vive pela recuperação ambiental, o Município preparou uma vasta programação para celebrar um novo ano.

As comemorações seguem até 30 de abril e contam com show de Victor & Leo, eventos culturais, desfiles cívicos e a entrega de benefícios e empreendimentos que a Cidade aguarda há tempos, como é o caso da sala de vídeo monitoramento, que será entregue no dia próximo 15.

Em entrevista ao Diário do Litoral, a prefeita Marcia Rosa elenca os principais eventos desta comemoração e sobre o novo momento que a Cidade está vivendo, com a chegada de novos empreendimentos como o McDonald’s e as Lojas Americanas.

Diário do Litoral - Qual será o momento principal da programação de aniversário da Cidade? O que a prefeita irá entregar para a população?

Marcia Rosa - Neste dia 9, temos muitas atividades, como o tradicional desfile na Avenida Nove de Abril a partir das 9 horas. Mas o grande evento é o show da dupla Victor & Léo, a partir das 20 horas, em frente à Prefeitura, com entrada franca.

Durante todo o mês, teremos a entrega de diversos equipamentos reformados, marcando um momento de retomada do desenvolvimento das ações de governo. No dia 16, às 15 horas, será entregue a reforma da UBS “José Carlos Mariano”, na Cota 200. No dia 23, também nesse horário, será a vez da UBS Pinhal do Miranda; no dia 30, igualmente às 15 horas, será reentregue ao uso público a UBS Jardim Casqueiro. A programação de melhorias também compreende a primeira etapa da reforma do Centro Esportivo Armando Cunha, a ser entregue no dia 19, às 10 horas. Alguns eventos em especial merecem destaque. No dia 15, lançaremos o Programa Municipal de Vídeomonitoramento. Em 25 de abril, entregaremos as chaves de moradias no Conjunto Imigrantes para famílias da Vila Esperança.

No dia 26, às 10 horas, realizaremos um grande anseio da comunidade: a reabertura do Parque Cotia-Pará, completamente modernizado e recuperado. Por fim, no dia 29, outro compromisso de nosso governo será iniciado: o programa Cidade Digital, que oferecerá internet gratuita e de alta velocidade em todo o Município, via wi-fi.

 “Nosso povo é batalhador e sempre soube superar as dificuldades com esperança, fé e trabalho” (Foto: Matheus Tagé/DL)

DL - Cubatão vive um momento de grandes investimentos, com grandes redes chegando à Cidade. O quão isto é importante para o crescimento do município?

Marcia - Celebramos o aniversário de Cubatão vendo um novo momento na Cidade. Apesar das inúmeras dificuldades da crise da macroeconomia, estamos chegando a um período de prosperidade, em que o cubatense está redescobrindo o orgulho de viver e morar aqui. Graças a uma incessante luta de nosso governo pela defesa dos interesses da Cidade e para que Cubatão passe a ser considerada como um polo de oportunidades, estamos vendo com alegria o município crescer além dos projetos de nossa administração. Vemos a chegada de grandes empreendimentos e comércios, como o McDonald’s e as Lojas Americanas, além de hotéis, o Eco Plaza Cubatão e a possiblidade real do desenvolvimento a partir do nosso potencial turístico. Esse sempre foi nosso objetivo, fazer a cidade caminhar com as próprias pernas, se livrar aos poucos da dependência da indústria, via ICMS. Hoje, o comércio local vive um momento de prosperidade. E o mercado nacional está atento a isso. Muitos empresários têm procurado a Prefeitura para conhecer essa nova Cubatão e querem apostar em uma cidade acolhedora e em pleno desenvolvimento.

DL - A Cidade evoluiu em quais áreas este ano que passou e o que está projetado para o próximo?

Marcia - Temos aprimorado setores considerados estratégicos: saúde e educação. Entregamos em janeiro a UBS da Vila Nova, um antigo anseio da comunidade. O novo modelo de unidade, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, será ampliado por toda a Cidade com a entrega de novas unidades, como a da Vila Natal que deverá ficar pronta até julho, quando se iniciará mais um novo equipamento, o do Costa e Silva. Estamos também entregando reformadas as unidades do Casqueiro, Cota 200 e Pinhal do Miranda. Quanto à educação, já concluímos a UME São Paulo (Parque Fernando Jorge) e a creche Nossa Senhora de Fátima (Casqueiro). Isso sem esquecer a creche do Parque Anilinas e a UME Dilce Ferreira Campos. Estamos trabalhando na Creche Sofia Zarzur (Fabril), que terminaremos até o meio do ano. E começaremos uma grande obra, a revitalização total da UME Luiz Pieruzzi (Vila Nova). Já entregamos os kits de material escolar e estamos finalizando os procedimentos para a entrega dos uniformes escolares, cujo cronograma só foi prejudicado por entraves jurídicos que sempre atingem esse tipo de processo. Outros equipamentos públicos ficarão prontos nos próximos meses, como a Reforma do Centro Esportivo Pita, a entrega do Teatro do Novo Anilinas e do CEU das Artes e dos Esportes. Como tenho dito, com muito trabalho e o esforço de toda a equipe de governo, estamos superando as dificuldades e retomando o caminho do desenvolvimento em Cubatão.

DL - Hoje também é o dia do seu aniversário. Qual presente a Cidade poderia lhe dar ou lhe deu nestes anos?

Marcia - Nosso povo é batalhador e sempre soube superar as dificuldades com esperança, fé e trabalho. Graças a esse espírito empreendedor e guerreiro, hoje a Cidade cresce com as próprias mãos, ciente de sua grandeza. Tenho muito orgulho de contribuir com esse processo, estando prefeita da cidade onde nasci e me criei. E não há maior presente que poder ajudar a melhorar a vida das pessoas.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter