Enfermeira de Guarujá recebe homenagem pelo Dia Estadual do Trabalhador da Saúde

A técnica de enfermagem do Hospital Santo Amaro (HSA), Vera Lúcia dos Santos (mais conhecida como Veríssima) foi homenageada com 11 outros profissionais das grandes regiões do Estado

Comentar
Compartilhar
20 MAI 201414h28

Representando Guarujá e toda a Baixada Santista, a técnica em enfermagem do Hospital Santo Amaro (HSA), Vera Lúcia dos Santos, foi homenageada no último dia 16, na Assembleia Legislativa, na Capital. A sessão solene dedicada aos profissionais de saúde de todo o Estado é uma alusão ao Dia Estadual do Trabalhador de Saúde, comemorado em 12 de maio. A cerimônia já acontece há 10 anos.

No total, 12 profissionais são escolhidos pelos sindicatos da categoria, sendo divididos por regiões. Vera foi escolhida pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Santos e Região (Sintrasaúde), por ser uma pessoa de representatividade e uma liderança sindical da saúde na sua base. Ela trabalha há 27 anos no HSA e ganhou troféu “Trabalhador da Saúde 2014” na sessão.

“Estou feliz porque nestes 10 anos nunca Guarujá teve representante aqui. Esta é a primeira vez. Fico contente de ter sido eu a escolhida para levar o nome de Guarujá e do HSA à Assembleia Legislativa”, disse emocionada a enfermeira que é popularmente conhecida na Cidade como “Veríssima”.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Santos e Região (Sintrasaúde), Paulo Pimentel, o evento é de extrema importância para a categoria. “É uma maneira de retribuir o trabalho que os profissionais da saúde desenvolvem todos os dias. É mais um momento de alegria, de uma luta de mais de 50 anos”, lembrou.

De acordo com o diretor de Políticas Públicas da Secretaria Executiva de Coordenação Governamental de Guarujá, Guilherme Cruz, falar de saúde é acima de tudo, falar dos profissionais que se dedicam totalmente e cuidam da vida. “Portanto, é mais que merecida a homenagem a todos os trabalhadores, mas em especial, à companheira e amiga Vera, que tem prestado serviço no Município, de maneira exemplar”, frisou ele que representou no ato a prefeita da Cidade, Maria Antonieta de Brito.

Mais sobre Veríssima - Vera Lúcia é ainda representante dos funcionários do HSA. Faz parte da Diretoria do Sintrasaúde há 17 anos. Integra os Conselhos de Saúde de Guarujá; Promoção da Igualdade Racial; e Comitê Técnico da Saúde da População Negra, da Região Metropolitana da Baixada Santista pela Diretoria Regional de Saúde IV (DRS-IV). Também responde pela área de Zoonoses, no Conselho Municipal. Atualmente, faz parte da Promotora Populares Legais, que são as lideranças comunitárias que atuam em defesa, na orientação e triagem de demandas de violação dos direitos das mulheres.