X

Cotidiano

Em SP, sete organizações mantêm atos contra a Copa

O "Grande Ato 12 de Junho Não Vai ter Copa", organizado por seis coletivos, está marcado para as 10 horas de quinta-feira na frente da Estação Carrão do Metrô, da Linha 3-vermelha (zona leste)

Publicado em 10/06/2014 às 11:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Embora o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), que reuniu mais de 10 mil pessoas nos dois últimos atos em São Paulo, tenha descartado protestar na Copa Mundo, pelo menos outras sete organizações ou convocações, chamados de coletivos, programam ações para a abertura do Mundial.

O "Grande Ato 12 de Junho Não Vai ter Copa", organizado por seis coletivos, está marcado para as 10 horas de quinta-feira na frente da Estação Carrão do Metrô, da Linha 3-vermelha (zona leste). O destino final deve ser a Arena Corinthians, a 11 quilômetros de distância, palco do primeiro jogo do Brasil. Se a possibilidade se concretizar, a Radial Leste, principal via de acesso ao Itaquerão, ficará congestionada justamente no horário de deslocamento de carros e ônibus para a partida, marcada para as 17h.

"Existe a possibilidade de seguirmos para lá, mas isso ainda vai ser decidido", afirmou Paulo Spina, do Fórum Popular de Saúde do Estado de São Paulo, um dos grupos que organizam o ato. "O objetivo é protestar, sem violência, pela pauta de direitos sociais." "Pretendemos fazer outros atos durante a Copa, mas ainda não temos mais detalhes", afirmou Spina.

"Vamos tentar unificar os diversos coletivos, até mesmo ter apoio dos metroviários", disse. O ato previsto para acontecer na quinta-feira terá a participação dos coletivos Contra Copa 2014, Território livre, Anonymous Brasil, Não Vai Ter Copa e Partido Pirata.

Festa junina

O Comitê Popular da Copa de São Paulo, que promoveu em 15 de maio, na Avenida Paulista, o "Dia Internacional de Lutas contra a Copa", organizou outro ato para a abertura da Copa, o "Manifesta Junina". O evento será na Ocupação Mauá, na Luz, região central da cidade.

"Zona livre é do povo, outro futebol é possível: sem empresas patrocinadoras, sem estádios com sangue operário, sem zona de exclusão, sem polícia e sem catracas", conclama o evento no Facebook. Segundo os organizadores, haverá festa junina na rua com direito a narração alternativa do jogo do Brasil, intervenções teatrais, banda de forró, quadrilha e brincadeiras típicas da data.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter