X

Cotidiano

Eleições 2018: Baixada Santista ainda não vai utilizar biometria

Mesmo aqueles que já realizaram o cadastramento ­biométrico vão votar com apresentação de documento de identificação com foto e ­assinatura na folha de ­votação

Da Reportagem

Publicado em 13/06/2018 às 08:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As cidades da Baixada Santista ainda não vão utilizar a biometria nas Eleições 2018 / Agência Brasil

As cidades da Baixada Santista ainda não vão utilizar a biometria nas Eleições 2018. Mesmo aqueles que já realizaram o cadastramento ­biométrico vão votar com apresentação de documento de identificação com foto e ­assinatura na folha de ­votação.

A biometria está sendo implementada gradualmente no estado, sendo atualmente obrigatória em 100 cidades. Nenhum dos municípios da Baixada Santista está nesta lista.

“A previsão é que a biometria seja utilizada em Santos apenas nas eleições de 2022”, comenta o técnico judiciário Gustavo de Oliveira.

A apresentação do título de eleitor não é obrigatória, mas facilita a identificação do local de votação, já que possui os números da seção ­eleitoral.

Serviços suspensos

Desde o dia 10 de maio, o cadastramento está fechado para a preparação das Eleições 2018. Aqueles que precisarem tirar a primeira via do título, transferir o domicílio eleitor, regularizar o documento cancelado ou fazer a biometria devem aguardar até após a reabertura do cadastro eleitoral, em 5 de ­novembro.

“A orientação é que a população realize o cadastramento o quanto antes, evitando filas e correria quando a biometria se tornar obrigatória na região”, diz Oliveira.

Atualmente, a Justiça Eleitoral disponibiliza apenas os serviços de emissão de segunda via de título e de certidão de quitação eleitoral.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter