X

Cotidiano

Drones ajudam a identificar aglomerações em Praia Grande

Equipamentos auxiliam no combate à Covid-19 em Praia Grande e são operados por equipes da Guarda Civil Municipal

Da Reportagem

Publicado em 23/04/2020 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os testes foram feitos na Praça Duque de Caxias, no Canto do Forte, e na feira livre do Quietude / Divulgação/PMPG

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande iniciou nesta semana ações utilizando drones na fiscalização e orientação de pessoas que eventualmente estejam se aglomerando em locais públicos da Cidade e também sobre a importância do uso das máscaras de proteção. Esta é mais uma medida adotada pela Prefeitura no combate à proliferação do coronavírus.

Os testes foram feitos na Praça Duque de Caxias, no Canto do Forte, e na feira livre do Quietude, e foram utilizados três equipamentos recentemente adquiridos como contrapartida ao Estudo de Impacto de Vizinhança. Os drones são específicos para a Segurança Pública e têm o diferencial de contarem com um dispositivo capaz de emitir mensagens sonoras por meio de um alto-falante acoplado no próprio equipamento. A mensagem pode ser pré-gravada ou emitida no momento da ação, conforme a necessidade.

Para o secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi, esta é mais uma importante ferramenta utilizada pela Administração Municipal como forma de conscientizar a população sobre a importância do distanciamento social e também do uso das máscaras de proteção. "Estamos usando todos os recursos de que dispomos nessa luta. A ideia é que esses equipamentos façam sobrevoos em espaços como feiras livres, corredores comerciais - onde muitas vezes são vistas filas de agências bancárias e lotéricas -, praças e também no calçadão da praia".

Por enquanto, os equipamentos serão operados pelas equipes da Guarda Ambiental, que já atua com drones na contenção de invasões em áreas de proteção ambiental. Entretanto, conforme o inspetor Fabio Rogério Marques, a intenção é que equipes do Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI) também sejam treinadas para utilizar os drones com a finalidade de patrulhamento para combate ao coronavírus.

Os drones têm autonomia de voo de 30 minutos, com três baterias reservas para cada equipamento.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter