X

Cotidiano

Drive Thrus e policlínicas retomam vacinação contra a gripe nesta sexta em Santos

A vacina contra a gripe é comprada pelo Ministério da Saúde, que repassa as doses aos estados e estes, aos municípios

Da Reportagem

Publicado em 02/04/2020 às 17:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dessa forma, a campanha será retomada nesta sexta-feira (3), em 31 policlínicas / Divulgação/PMS

Com cerca de 57,9 mil pessoas ainda a serem vacinadas nesta primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe, Santos recebeu, nesta quinta-feira (2), apenas 20 mil doses de vacinas por parte do governo do Estado. Mais uma vez, a quantidade é insuficiente para atender a todos, porém a Administração Municipal entende ser importante colocá-las à disposição o mais rápido possível aos maiores de 60 anos, profissionais de saúde, policiais, bombeiros e guardas civis municipais.

Dessa forma, a campanha será retomada nesta sexta-feira (3), em 31 policlínicas (veja endereços abaixo), das 7h30 às 16h, no drive thru armado no estacionamento do Mendes Convention Center (Av. Francisco Glicério, 260, Campo Grande), das 9h às 13h e no drive thru em frente à Policlínica do Rádio Clube, das 9h às 16h. Como tem ocorrido desde o início da vacinação, as doses podem terminar nas primeiras horas da manhã em algumas unidades.

A vacina contra a gripe é comprada pelo Ministério da Saúde, que repassa as doses aos estados e estes, aos municípios.

"Santos já solicitou o envio de mais doses para evitar interrupções no fornecimento ao público-alvo da primeira etapa da campanha, como lamentavelmente tem ocorrido", explica Fábio Ferraz, secretário de Saúde.

Acamados

Até 15 de abril, seguem as inscrições para a vacinação em domicílio de pessoas acamadas – que tenham mais de 60 anos ou que sejam portadoras de doença crônica, independentemente da idade. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone 0800-9425055 (opção 5) ou pelo WhatsApp 4042-1908. Os agendamentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. As vacinas serão aplicadas entre os dias 18 e19 de abril, no período diurno.Até o meio-dia destaquinta-feira,mais de 600 agendamentos de acamados foram realizados.

Quem já é assistido pela Seção de Atendimento Domiciliar (Seadomi) e pelas unidades de saúde da família não precisa se inscrever – esses pacientes já estão identificados e com vacina garantida.

"Nossa central de agendamentos ficou com as linhas congestionadas no primeiro dia de inscrição (1º de abril). Não há motivo para correria, até 15 de abrilos agendamentos serão realizados e todos os moradores de Santos que se encaixarem no perfil para receber a vacina serão atendidos", orienta o secretário Fábio Ferraz.

Outros públicos

A segunda etapa da imunização, que começa em 16 de abril, incluirá professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas - diabéticos e hipertensos, por exemplo.

Já a terceira etapa tem início em 9 de maio (sábado), abrangendo crianças de seis meses a seis anos, grávidas, mulheres que deram à luz há bem pouco tempo, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional e adultos entre 55 e 59 anos.

Neste ano, o público-alvo total da campanha em Santos será formado por 250 mil pessoas - 58% da população. Na campanha de 2019, o Município aplicou 214 mil doses da vacina contra a gripe (95,6% do público-alvo), superando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de 90%.

A vacina não é indicada para pessoas que estão com febre, as quais deverão adiar a aplicação até a melhora do quadro. Também não devem tomar as pessoas com alergia a ovo, histórico de anafilaxia ou que tiveram Síndrome de Guillain-Barré no período de até 30 dias após receber a dose anterior, necessitando de avaliação médica para liberação da dose.

Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina protege contra os vírus influenza A (H1N1), A (H3N2) e B e leva cerca de dez dias para que o organismo produza os anticorpos para combater esses vírus. As doses são feitas de vírus inativos, fragmentados e purificados - ou seja, de forma alguma causam a doença.

O que levar

Para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou identificação profissional (trabalhadores da saúde). Também é recomendado levar carteira de vacinação e Cartão SUS, se tiver.

Locais de vacinal

Policlínica Alemoa e Chico de Paula - R. Afonsina Proost de Souza s/nº, Alemoa

Policlínica Aparecida - Av. Pedro Lessa, 1.728

Policlínica Bom Retiro - Rua João Fraccaroli s/nº

Policlínica Campo Grande - Rua Carvalho de Mendonça, 607

Policlínica Conselheiro Nébias - Av. Conselheiro Nébias, 514, Encruzilhada

Policlínica Embaré - Praça Coronel Fernando Prestes s/nº

Policlínica Gonzaga - Rua Assis Correia, 17

Policlínica Jabaquara - Av. Rangel Pestana, 475

Policlínica José Menino/Pompeia - Avenida Floriano Peixoto, 201

Policlínica Marapé - Rua São Judas Tadeu, 115

Centro de Saúde Martins Fontes - Rua Luiza Macuco, 40, Vila Mathias

Policlínica Morro Nova Cintra - Rua José Ozéas Barbosa s/nº

Policlínica Ponta da Praia - Praça 1º de Maio s/nº

Unidade de Cuidado do Porto - Rua General Câmara, 507, Paquetá

Policlínica Rádio Clube - Avenida Hugo Maia s/nº

Policlínica Vila Nova - Praça Iguatemi Martins s/nº

Policlínica Morro São Bento - Rua das Pedras s/nº

Policlínica Vila São Jorge e Caneleira - Rua Francisco Ferreira Canto, 351

Policlínica São Manoel - Praça Nicolau Geraigire s/nº

Policlínica Piratininga - Praça João de Moraes Chaves s/nº

Policlínica Vila Mathias - Rua Xavier Pinheiro, 284

Policlínica Valongo - Rua Prof. Maria Neusa Cunha s/nº - Saboó

Policlínica Caruara - Rua Andrade Soares s/nº - Área Continental

Policlínica Monte Cabrão - Av. Principal s/nº- Área Continental

Policlínica Monte Serrat - Praça Correia de Melo s/nº

Policlínica Morro da Penha - Rua Três, 150

Policlínica Morro José Menino - Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77 A

Policlínica Morro Vila Progresso - Rua Três, casas 1 e 2 - Vila Telma

Policlínica Morro Santa Maria - Rua 10 s/nº

Policlínica Areia Branca - Rua Francisco Lourenço Gomes, 118

Policlínica Castelo - Rua Francisco de Barros Melo, 184

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter