X

Cotidiano

Dinamarca: primeira-ministra classifica tiroteio como ataque terrorista

A polícia procura os dois suspeitos da autoria do ataque, já tendo encontrado abandonado e vazio o carro, de modelo Volkswagen Polo, que teria sido usado na fuga

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 14/02/2015 às 20:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A primeira-ministra dinamarquesa classificou hoje (14) o tiroteio de Copenhague como um “ataque terrorista”. Ela afirmou que a Dinamarca foi alvo de “ato de violência cínica”, de acordo com a agência francesa AFP. "Tudo leva a crer que o tiroteio tenha sido um atentado político, e, consequentemente, um ato terrorista”, disse Helle Thorning-Schmidt.

Antes, a polícia dinamarquesa tinha atribuído a mesma classificação ao atentado que provocou, na tarde de hoje, a morte de um homem e feriu pelo menos três policiais que se encontravam no local em que ocorria um debate sobre islamismo e liberdade de expressão

A polícia dinamarquesa procura os dois suspeitos da autoria do ataque, já tendo encontrado abandonado e vazio o carro, de modelo Volkswagen Polo, que teria sido usado na fuga.

O ataque ao centro cultural onde ocorria o debate Arte, Blasfêmia e Liberdade de Expressão contava com a presença do embaixador de Paris em Copenhague, François Zimeray, e do cartunista sueco Lars Vilks, autor de uma caricatura de Maomé publicada em 2007, que provocou forte contestação da comunidade islâmica.

Helle Thorning-Schmidt classificou tiroteio como ataque terrorista (Foto: Divulgação)

O episódio de 2007, que tinha como base o trabalho de Vilks, seguiu-se à polêmica que envolveu o diário dinamarquês Jyllands-Posten que, em setembro de 2005, publicou 12 caricaturas de Maomé, consideradas ofensivas pela comunidade islâmica.

De acordo com a imprensa dinamarquesa, Lars Vilks seria o alvo do ataque de hoje. Nem o embaixador, nem o cartunista foi atingido pelos disparos.

Paris também já classificou oficialmente o atentado como ataque terrorista. "Condeno com a maior firmeza este atentado", afirmou em comunicado Laurent Fabius, ministro dos Negócios Estrangeiros francês.

O ministro francês da Administração Interna, Bernard Cazeneuve, deverá viajar “o mais rápido possível” para a Dinamarca, a fim de para recolher informações sobre o ataque, informou o presidente François Hollande, em comunicado. Ele declarou “toda a solidariedade” do seu país à primeira-ministra dinamarquesa Helle Thorning-Schmidt.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter