X

Cotidiano

Contribuintes já podem pedir isenção para 2020

Benefício está disponível, desde o último dia 10

Da Reportagem

Publicado em 12/06/2019 às 12:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para ter direito à isenção do IPTU é necessário que o contribuinte possua renda de até cinco salários mínimos / Thiago Neme

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Finanças (Sefin), começou a receber, desde segunda-feira (10), os pedidos de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imunidade Tributária e/ou Isenção de Taxa de Remoção de Lixo para o exercício de 2020 - benefícios que, desde o ano passado, estão sendo solicitados no mês de junho. Em anos anteriores, os pedidos iniciavam entre os meses de agosto e setembro.

A isenção do IPTU é concedida a aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência (física ou intelectual), ex-combatentes, pessoas com mais de 65 anos e entidades esportivas sem fins lucrativos. Já às feiras livres é concedido desconto; às entidades assistenciais, Imunidade Tributária e/ou Isenção de Taxa de Lixo; e para entidades religiosas, Imunidade Tributária.

Para ter direito à isenção do IPTU é necessário que o contribuinte possua renda de até cinco salários mínimos, um único imóvel e nele resida, além de não ter débitos com a Prefeitura de Guarujá, até a data do pedido de isenção.

No caso de desconto para feira livre, o contribuinte deve estar adimplente com o Município e possuir imóvel localizado na área de feira livre e nele residir; Já as entidades assistenciais e as desportivas devem cumprir os seguintes critérios: não distribuir seu patrimônio ou rendas, a qualquer título; aplicar seus recursos na manutenção das finalidades essenciais na instituição, no Brasil; utilizar o imóvel conforme as atividades essenciais da instituição; manter documentação fiscal e estar adimplente com o Município até a data do pedido.

Para entidades religiosas, será concedida Imunidade Tributária desde que apresente titularidade do imóvel e que utilize esse mesmo imóvel conforme atividades essenciais.

Para fazer a solicitação é necessário apresentar a documentação na Secretaria de Finanças, por meio da Coordenação de Receitas Territoriais – Sala 11, que atende no Paço Municipal Raphael Vitiello (Avenida Santos Dumont, 640 – bairro Santo Antônio) ou na Unidade de Atendimento ao Contribuinte (Rua Cunhambebe, 500 – Vicente de Carvalho). O atendimento em ambos os locais é de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas.

As isenções deverão ser solicitadas através de requerimento instruído com as provas de cumprimento das exigências para sua concessão, que deve ser apresentado até o último dia do mês de novembro de cada exercício, sob pena de perda do benefício fiscal no ano seguinte – conforme dita o artigo 197 da Lei Complementar nº 038/97.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (13) 3308-7655 e (13) 3342-5872.  O contribuinte também pode conferir o 'Comunicado nº 001/Sefin 2019', sobre o assunto, no site da Prefeitura www.guaruja.sp.gov.br – por meio do Diário Oficial – edição 4.211, de 8 de junho deste ano.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

A importância da inclusão e acessibilidades de pessoas com deficiência no trabalho

Ingrid Raunaimer é advogada trabalhista e destaca o papel social das empresas, desde o recrutamento inclusivo até as políticas internas de combate ao preconceito

Economia

Com mercado imobiliário aquecido, Centro de Santos está na mira de investidores

Secretário de Urbanismo explica as medidas que foram tomadas para que investidores voltassem a enxergar o potencial da região central

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter