X

Cotidiano

Conheça quais são os 10 melhores países para aposentar em 2024

Qualidade de vida, boa rede de saúde e belezas naturais: a receita para se tornar o país ideal para receber aposentados; confira o ranking

Luana Fernandes

Publicado em 28/02/2024 às 15:36

Atualizado em 08/03/2024 às 22:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Costa Rica é eleito o melhor país para curtir a aposentadoria / Divulgação

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Quem não sonha em se aposentar em um local onde os dias sejam repletos de sombra e água fresca?Qualidade de vida nem sempre é possível quando os dias de trabalho chegam ao fim, mas isso pode depender do local que você vive. Segundo o Índice Global de Aposentadoria, divulgado pela revista digital International Living, a Costa Rica é o melhor país para se viver após a aposentadoria.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Dentro do ranking dos 10 melhores países para se aposentar, estão lugares onde é possível viver com qualidade de vida gastando pouco. A lista é produzida a partir de uma rede de correspondentes e colaboradores que vivem experiências do cotidiano em casa local. 

Aposentadoria passará a contar com novas regras em 2024; confira

Por não se tratar de um método científico, a escolha dos correspondentes para elencar cada país é cautelosa: não possuem relações com agentes imobiliários ou organizações de turismo e desenvolvimento econômico.

10 quesitos são avaliados para elencar estes países, segundo a International Living: habitação, clima, vistos e benefícios, custo de vida, saúde, afinidade e adaptação, desenvolvimento e governança. O transporte público, se há internet confiável e rápida e a infraestrutura do país também são avaliados.

Confira o ranking e a nota dos 10 melhores países para se aposentar:

  1. Costa Rica (83,57)
  2. Portugal (83,28)
  3. México (83)
  4. Panamá (82,85)
  5. Espanha (79,71)
  6. Equador (77,42)
  7. Grécia (77)
  8. Malásia (75,71)
  9. França (74,85)
  10. Colômbia (74,71)

As 10 melhores cidades do Brasil para morar quando se aposentar

América Latina se destaca

Cinco países latino-americanos fazem parte do ranking dos 10 melhores países para se aposentar: Costa Rica, México, Panamá, Equador e Colômbia. Custo-benefício, hospitalidade e lindas paisagens naturais são os principais atrativos para quem quer curtir a aposentadoria morando no exterior. A assistência médica de cada país também entra nesta conta, com destaque para Colômbia - que tem um sistema comparável aos Estados Unidos - e Equador - que tem sistema moderno e uma população que se preocupa coletivamente com os idosos.

O melhor país para aposentar: Costa Rica

O primeiro lugar neste ranking também já foi considerado o país mais feliz da América Latina. As belezas naturais do país são os principais atrativos tanto para turistas quanto para imigrantes, assim como a receptividade e os incentivos voltados para estrangeiros.

“A Suíça da América Central”, como é conhecida a Costa Rica, é famosa pelos parques nacionais protegidos. Além disso, o país é destaque em relação ao compromisso ambiental, operando com 98% de energia renovável.

Em 1948, o governo aboliu o exército e transferiu os investimentos para a saúde e educação. O sistema de saúde também recebe atenção: tanto público, quanto privado,conta com médicos especializados nos Estados Unidos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter