X

Santos

Santos sobe cinco posições em ranking das cidades mais sustentáveis do País

O levantamento considera indicadores sociais, econômicos e ambientais que em Santos foram alcançados principalmente pelo cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Da reportagem

Publicado em 11/07/2022 às 20:08

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Imagem da praia de Santos / Nair Bueno/DL

Santos elevou sua posição no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR), passando da 21ª colocação em 2019, para a 16º no resultado apresentado semana passada.

A iniciativa é do Instituto Cidades Sustentáveis (https://icidadessustentaveis.org.br/), em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN).

O levantamento considera indicadores sociais, econômicos e ambientais que em Santos foram alcançados principalmente pelo cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados como políticas públicas obrigatórias e permanentes até 2030. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A partir do cruzamento de mais de 100 dados públicos, o ICS conferiu a Santos nota 63,12, resultado que a coloca dentro de um grupo de 113 municípios brasileiros com notas entre 60 e 79,99, consideradas como de alto nível de desenvolvimento sustentável. Em primeiro lugar ficou São Caetano do Sul (SP), com 65,62. Confira o ranking (https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/rankings).

O prefeito Rogério Santos encara com orgulho o resultado, mas aponta a necessidade de seguir adiante para cumprir os desafios e atingir as metas estabelecidas no ODS. "Todas as nossas ações visam ao desenvolvimento sustentável, aliado à diminuição das desigualdades e à educação ambiental, porque acreditamos que não se pode pensar em desenvolvimento econômico e social dissociado da preservação. Ainda temos muito para trabalhar e alcançar as metas colocadas para 2030".

ODS é a sigla simplificada da 'Agenda 2030: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável'. Trata-se de um pacto assinado por 193 países-membros das Nações Unidas, dentre eles o Brasil, por ocasião da Cúpula de Desenvolvimento Sustentável da ONU em setembro de 2015. O documento tem todas as administrações municipais como seus signatários indiretos.

OBJETIVOS

A agenda municipal conta com 17 objetivos, 169 metas e 232 indicadores que são divididos por cores, de acordo com o grau de implementação: verde (ODS atingido), amarelo (desafios), laranja (desafios significativos) e vermelho (grandes desafios).

Entre os itens já alcançados por Santos estão 'energias renováveis e acessíveis', 'indústria inovação e infraestrutura', 'ação climática' e 'proteção à vida marinha'. Confira aqui os dados do Município

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Eleições 2022

Lula tem 45% contra 33% de Bolsonaro no primeiro turno, aponta pesquisa

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos; segundo a pesquisa, 43% avaliam o governo de forma negativa, e 27% de forma positiva

São Vicente

Quatro Unidades Básicas de Saúde passam a atender em novo horário a partir de terça (23)

Iniciativa busca melhorar o atendimento à população de São Vicente

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software