CAMPANHA DE 1 A 11

Com maré voltando ao normal, Prefeitura limpa alamedas e chuveiros na orla

Segundo a Defesa Civil, o nível da maré está baixando desde a madrugada, reduzindo o risco de alagamentos na Cidade

Comentar
Compartilhar
24 FEV 2020Por Da Reportagem21h00
O desassoreamento dos canais 1, 2 e 3 ocorrerá assim que a maré voltar aos níveis normaisFoto: Reprodução

O trabalho de manutenção de galerias e canais realizado pela Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) tem sequência nesta segunda-feira (24) na orla. Após avaliação dos impactos da alta da maré deste domingo (23), também foram providenciadas limpeza nos chuveirinhos e retirada de areia nas alamedas ao lado do Canal 3.

Já o desassoreamento dos canais 1, 2 e 3 ocorrerá assim que a maré voltar aos níveis normais. "As areias são levadas pela água dos canais 5 e 6 para os canais 1, 2 e 3. Com ajuda de retroescavadeira e caminhão basculante, toneladas de areia são repostas aos canais 5 e 6. O serviço dura de dois a três meses", explica Rodrigo Paixão, subprefeito da Orla e Zona Intermediária (ZOI).

Segundo a Defesa Civil, o nível da maré está baixando desde a madrugada, reduzindo o risco de alagamentos na Cidade. Na Ponta da Praia, passou de 1,75 metro para 1,7 metro. E no Estuário, foi de 1,91 metro para 1,8 metro. Os dados são do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta.

Chuva

O acumulado pluviométrico das últimas 72 horas totaliza 123,6 milímetros e os morros estão em estado de atenção para os riscos de deslizamentos, com vistorias preventivas, informa a Defesa Civil.

Nesta terça-feira (25), quando o calor estará mais forte, haverá pancadas isoladas, sem grande acumulado. Já a partir do fim da quarta-feira (26), deve chover de forma intensa.

O coordenador da Defesa Civil, Daniel Onias, afirmou que é preciso trabalhar na prevenção. Alertou que quem mora em áreas de risco deve ficar atento aos sinais. "Trincas, rachaduras no solo, paredes e muros que se deformam, árvores e postes que se inclinam, estalos de rocha, água mais barrenta que suja. Com estes sinais, as pessoas devem sair de casa e solicitar vistoria da Defesa Civil pelo 199. Devem é recomendável acompanhar a previsão meteorológica. Basta enviar mensagem por SMS para 40199, informando o CEP".