Com licitação em andamento, obras no Gonzaga devem começar em maio

As interferências durante as obras das duas avenidas serão pontuais e manterão área para circulação de pedestres e entrada das lojas

Comentar
Compartilhar
20 MAR 201515h35

A reurbanização das avenidas Marechal Deodoro e Marechal Floriano Peixoto, no Gonzaga, está prevista para iniciar em maio. Em processo de licitação, a obra tem valor estimado em R$ 5,6 milhões e prazo de execução de 12 meses. A verba é do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), do Governo do Estado.

A área integra o quadrilátero turístico e comercial do Gonzaga, no entorno da Praça da Independência, e a proposta é complementar a remodelação já implementada na Av. Ana Costa, garantindo plena acessibilidade. Além das vias em licitação, a Prefeitura está revitalizando o Bulevar da Othon Feliciano e tem projeto para as ruas Dr. Galeão Carvalhal e Goitacazes.

As interferências durante as obras das duas avenidas serão pontuais e manterão área para circulação de pedestres e entrada das lojas. O cronograma prevê o embutimento de fiação e depois a construção dos passeios, primeiramente de um lado da via e depois do outro, minimizando os impactos para a população. A pavimentação é a última fase, com interdições pontuais.

A Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi) contará com o apoio da CET na administração do trânsito e criação de rotas alternativas, quando necessário.

A proposta é complementar a remodelação já implementada na Av. Ana Costa (Foto: Divulgação)

Ampliação de passeios e embutimento de fiação

Entre as mudanças está projeto o embutimento da fiação com infraestrutura para redes de energia e comunicação; e ampliação das calçadas, criando áreas de convivência na Rua Floriano Peixoto.

O local terá 38 postes de iluminação com 76 luminárias. O piso dos passeios será em mosaico português e em concreto desempenado mecanicamente, complementados por ladrilho hidráulico podotátil, revestimento que auxilia a locomoção de deficientes visuais.

As vias receberão 4.220 m² de pavimentação e sinalização horizontal e vertical. Haverá elevação da faixa de pedestre na Floriano Peixoto, defronte ao Shopping Miramar, que é a mais utilizada. As pessoas atravessarão a rua com mais conforto, em um plano reto, deixando aos veículos o trabalho de passar pela elevação da pista.

Novas sarjetas serão construídas, com guias pré-moldadas, juntamente com bocas de lobo e o local contará com piso drenante. O paisagismo prevê o plantio de grama esmeralda e instalação de 38 floreiras. Um total de 17 lixeiras e 14 bancos, distribuídos pelas duas vias, completa o novo mobiliário urbano.