X

Cotidiano

Com cinco flagrantes em 2024, Praia Grande intensifica ações e evita descartes irregulares de RCC

Fiscalizações são realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente

Da Reportagem

Publicado em 22/01/2024 às 12:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Somente nos primeiros quinze dias de 2024, foram cinco flagrantes de infrações  registrados no Município. / Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande intensifica as ações para coibir o  descarte irregular de resíduos da construção civil (RCC) em áreas  públicas e também de proteção ambiental da Cidade. Somente nos  primeiros quinze dias de 2024, foram cinco flagrantes de infrações  registrados no Município.

As ações são coordenadas pela equipe de Fiscalização da Secretaria de  Meio Ambiente (Sema) de Praia Grande. Os trabalhos contam também com o  importante apoio do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal  (GCM).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


Um destaque importante das fiscalizações diz respeito a tecnologia,  que é uma importante ferramenta de trabalho para evitar o descarte  irregular de RCC em Praia Grande. A utilização das mais de 3.400  câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Comando e Operações  Especiais (Cicoe) do Município traz agilidade aos trabalhos.

Outro diferencial das ações de Praia Grande também diz respeito ao  Cicoe. O Centro conta ainda com uma bancada ambiental. O setor  monitora casos suspeitos e mantém contato com as equipes que estão na  rua 24 horas durante todos os dias da semana.

“Somente nos primeiros dias de 2024 foram cinco flagrantes. Deste  total, quatro foram autuados e apreendidos por falta de cadastro da  atividade de transportador de RCC e um autuado por não emitir o CTR”,  explicou o coordenador do setor de Fiscalização da Sema, Luciano Mola.

Para tornar as fiscalizações ainda mais efetivas, a Sema mudou o  esquema e ampliou o raio de patrulhamento para outras vias principais  do Município, casos das avenidas Presidente Kennedy e Castelo Branco.  “Notamos que veículos passaram a utilizar outros corredores por conta  de bloqueios que já eram realizados periodicamente nas rodovias e vias  marginais. Esse trabalho seguirá ao longo de todo o ano”, comentou Mola.

Denúncia – A população pode colaborar com as fiscalizações  desenvolvidas pelas equipes da Prefeitura de Praia Grande com relação  a essa prática de descarte incorreto de RCC ou lixo. Quem presenciar  algo deste tipo deve realizar uma denúncia através da Ouvidoria  municipal e também pelo canal de denúncia de descartes irregulares, no  telefone 153.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Circuito Sesc de Artes acontecerá este mês em Praia Grande

Atividades de diferentes linguagens culturais ocorrerão gratuitamente

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter