X

Cotidiano

Coleta seletiva porta a porta começará às 8 horas em Cubatão

Com o novo serviço, a Cidade deve dobrar o volume de material encaminhado para reciclagem, estimado em cerca de 60 toneladas/mês

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 26/08/2014 às 17:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A partir da próxima segunda-feira, 1º de setembro, a coleta seletiva porta a porta terá início às 8 horas. A mudança do horário visa beneficiar os moradores que aderiram voluntariamente ao serviço oferecido pela Prefeitura. Desde sua implantação, no início de agosto, o caminhão passava pelos bairros a partir das 18 horas. Apesar da alteração do horário, a programação de recolhimento em cada núcleo permanece a mesma.

Com o novo serviço, Cubatão deve dobrar o volume de material encaminhado para reciclagem, estimado em cerca de 60 toneladas/mês. Consequentemente, também será possível elevar a renda dos 45 catadores que atuam no Galpão de Coleta Seletiva, onde cooperados da associação beneficiente ABC Marbas realizam a seleção e destinação correta do material. Atualmente, cada catador recebe R$ 550,00 mensalmente. O galpão, também identificado como Unidade Municipal de Triagem, fica na Rua Tenente Coronel Geraldo Aparecido Correa, s/nº, Sítio Cafezal.

Coleta - Confira os materiais que podem ser reciclados:

- Jornais, revistas, caixas, papelão, folhas de caderno, cartolinas, embalagens longa vida, envelopes, embalagens de papel em geral;

- Sacos plásticos, copos descartáveis, canos e tubos, baldes, peças de brinquedos, isopor, tampas, embalagens plásticas de alimentos, de bebidas e de cosméticos;

- Latas de cerveja, refrigerantes e conservas, panelas sem cabo, chapas metálicas, fios, arames, pregos, parafusos;

- Garrafas de vidro, copos, frascos, potes, cacos.

Para evitar mau cheiro e presença de insetos, o morador deve lavar frascos, garrafas e embalagens em geral antes de depositar junto à calçada. Por outro lado, não podem ser reciclados: resto de comida, qualquer tipo de sujeira, esponjas de aço, clipes, grampos, latas de inseticida, fotografias, papel higiênico, fraldas descartáveis, fita crepe, espelhos, ampolas de remédios, porcelana e espuma, dentre outros materiais.

A coleta seletiva porta a porta começa no dia 1º de setembro em Cubatão (Foto: Divulgação/PMC)

Programação de recolhimento em cada bairro:

Segunda-feira - Vila Esperança, Sítio Novo, Morro do Índio, Ilha Bela - ponto final do coletivo, Vila Natal, Caminho 2 - Vila Natal e Conjunto Mário Covas.

Terça-feira - Centro, Jd. Costa e Silva, Cj. Mal. Rondon, Jd. das Indústrias, Pq. Fernando Jorge, Jd. Anchieta, Cj. Afonso Schimidt, Jd. São Francisco, Vila Paulista, Vila Couto, Pinheiro do Miranda, Água Fria, Caminho dos Pilões, Vila Elizabeth e Sítio Cafezal.

Quarta-feira - Vila Nova, Gleba "B" de Vila Nova, Vila Santa Rosa, Jd. 31 de Março, Costa Muniz I e II e Vale Verde.

Quinta-feira - Jd. Casqueiro, Vila Bandeirantes, Vila Ponte Nova, Pq. São Luiz, Sítio São Luiz, Cj. Rubens Lara, Ilha Caraguatá, Proj. São José, Proj. São Pedro, Proj. São Benedito e Proj. Nhapiun.

Sexta-feira - Vila São José, Vila dos Pescadores, Bolsão 7, Jd. Nova República e Bolsão 9.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Brasil

Após 16 anos preso, Alexandre Nardoni cumprirá pena em regime aberto

O bacharel em Direito, condenado a 30 anos, teve a progressão do regime concedida pela Justiça de São Paulo

Santos

É hora de festejar! 15ª Festa de Portugal acontece em junho, em Santos

Tradicional evento da comunidade lusitana na Baixada Santista, acontece no Centro Histórico de Santos, com muita música, danças folclóricas e comidas típicas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter