X

Cotidiano

Codesavi estuda envio de lixo direto para aterro

Órgão municipal analisa possibilidade de não realizar o transbordo na Cidade. Cetesb estudava três terrenos na Área Continental de São Vicente para nova área

Publicado em 26/02/2015 às 11:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Sistema utilizado há anos em São Vicente, a utilização de uma estação de transbordo para o lixo recolhido na cidade, deve ser “aposentado”.

A Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi) estuda o envio direto dos detritos do Município para o aterro sanitário Sítio das Neves, localizado na região continental de Santos.

Segundo o órgão, o processo para envio direto do lixo domiciliar ao aterro sanitário ainda está em fase de estudos. Assim que os detalhes da nova operação forem concretizados, a Codesavi irá se manifestar sobre o assunto.

Inicialmente, a Codesavi tinha intenção de alocar o transbordo na Área Continental.  Três terrenos foram avaliados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A expectativa, no fim de janeiro, era de que os serviços tivessem início em 180 dias.

A decisão de levar o transbordo para a Área Continental, entretanto, desagrada moradores da região, que criticaram a escolha da Administração Municipal.

São Vicente tem enfrentado problemas com o lixo, principalmente, após a Cetesb ter determinado a interdição da área de transbordo do Parque Ambiental do Sambaiatuba, em janeiro.

Caminhões levariam detritos de São Vicente até o Sítio das Neves, em Santos (Foto: Matheus Tagé/DL)

Transbordo provisório e irregular

No último dia 3, o Diário do Litoral apurou uma denúncia de que a base operacional da Codesavi estaria sendo usada como área irregular de separação dos resíduos sólidos recolhidos nas ruas e avenidas do Município. O lixo seria levado para esse local, na Avenida Nações Unidas, Vila Margarida, e separado antes de ser encaminhado ao destino final, no Aterro Sanitário do Sítio das Neves.

A Reportagem foi até a base e constatou oito caminhões repletos de lixo nas proximidades do local. A Prefeitura negou qualquer uso da base operacional da Codesavi como área de transbordo.

Sítio das Neves

Segundo a Secretaria de Comunicação, desde a interdição do Parque Ambiental do Sambaiatuba todos os resíduos sólidos estão sendo levados diretamente para o Aterro Sanitário em Santos.

Conforme a Secretaria de Comunicação, os oito caminhões vistos pela Reportagem no entorno da empresa tinham recolhido material de praias e de vias públicas (galhos e folhas, por exemplo), e não lixo orgânico e residencial. Os caminhões estariam esperando outro veículo, maior, para levar o material até o Aterro Sanitário.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter