X

Cotidiano

Cobra Jararacucçu de 80 cm é capturada em canteiro de obras do VLT

Animal peçonhento foi visto por operários durante os trabalhos no trecho próximo à fábrica Saint Gobain, em São Vicente, nesta sexta-feira (23)

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 23/05/2014 às 18:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Operários das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) levaram um susto nesta sexta de manhã (23). Durante os trabalhos no trecho próximo à fábrica Saint Gobain, eles encontraram uma cobra da espécie jaracuçu em São Vicente.

O animal peçonhento, também conhecido como surucucu, era um macho juvenil, com aproximadamente 0,80 cm. Por ser uma víbora venenosa, o pelotão ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionado para a captura. Os guardas levaram o animal até o Parque Cotia/Pará, em Cubatão, onde foram realizados exames preliminares.

Após o procedimento, a jararacuçu foi solta na área do Parque Estadual da Serra do Mar, em Paratinga, Área Continental de São Vicente.

Uma cobra da espécie jaracuçu foi encontrada em São Vicente (Foto: Divulgação)

Espécie

Encontrada na Bolívia, Paraguai, Argentina e no Brasil, nos estados da Bahia e Mato Grosso até o Rio Grande do Sul, a jararacuçu ou surucucu, com nome científico bothrops jararacussu lacerda, é uma víbora venenosa da família dos viperídeos. A jaracuçu pode chegar até dois metros de comprimento. A coloração dorsal varia entre cinza, rosa, amarelo, marrom ou preto, com manchas triangulares marrom-escuras.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter