X

Cotidiano

Cineasta fará documentário sobre bastidores da Encenação 2014 em São Vicente

A chilena Cláudia Fernandez acompanhou, durante um mês, os ensaios e recolheu material com atores da comunidade

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 10/12/2013 às 17:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O que leva uma pessoa a deixar de lado horas de lazer com a família, para se dedicar, de forma voluntária, a um trabalho teatral como o proposto pelo espetáculo da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente? Em busca da resposta, a cineasta chilena Cláudia Matus Fernandez acompanhou, durante um mês, os ensaios e os bastidores da montagem daquele que é considerado o maior espetáculo teatral em areia de praia no mundo.

O material colhido em muitas horas de gravações, incluindo entrevistas com atores da comunidade, dirigentes e produtores da Encenação, dará origem a um documentário, que poderá ser complementado em janeiro, durante as cinco noites de apresentações na Praia do Gonzaguinha.

Ver de perto

Formada em Cinema pela Universidad de Chile, Cláudia vive em Santiago e está sempre atenta às oportunidades. Recentemente concluiu pós-graduação na área à qual vem se dedicando, pela Université Paris Diderot.

Cláudia Matus Fernandez acompanhou, durante um mês, os ensaios e os bastidores da Encenação 2014 (Foto: Divulgação)

"Estava na Espanha fazendo um curso de Marionetes (Teatro de Sombras), quando conheci a produtora cultural Márcia Alves, de São Vicente. Nas nossas conversas, comentou sobre a grandeza da Encenação e decidi vir ao Brasil ver isso de perto", explica a chilena, que aproveitou a permanência na Cidade para realizar um curso de Teatro de Bonecos com a própria Márcia, aprimorando seus conhecimentos na área.

Experiência

Cláudia Fernandez veio à São Vicente de forma independente, portanto sem qualquer patrocínio. Na Cidade, pelo interesse demonstrado, teve apoio logístico da equipe da Secretaria da Cultura. "O carinho das pessoas foi o que mais me impressionou. Tive a oportunidade de conhecer de perto como vivem os brasileiros, visitando a casa de alguns dos participantes da Encenação".

Mas, o que mais chamou a atenção de Cláudia foi a disposição das pessoas em função do espetáculo que conta a origem da Cidade. "Queria conhecer o que há por detrás do entusiasmo das pessoas; encontrei alegria e prazer em resgastar a própria identidade enquanto cidadãos, entendendo suas origens, homenageando São Vicente", concluiu.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter