Segunda fase do VLT começou a operar de forma homeopática na última segunda-feira, 1º / Renan Lousada/DL
Continua depois da publicidade
A segunda fase do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) começou a operar na última segunda-feira, 1º, e mesmo com o horário reduzido alguns condutores ainda estacionam nas linhas por onde os vagões passam.
Segundo a administração municipal, apenas no primeiro dia a CET Santos orientou os condutores de 5 motocicletas e 15 carros estacionados irregularmente, além de 4 caminhões/caminhonetes que realizavam operações de carga e descarga no trecho.
Continua depois da publicidade
Entretanto, apenas um veículo precisou ser multado e guinchado pois, de acordo com a CET, mesmo após algumas tentativas, o condutor não foi encontrado para realizar a retirada do veículo do local.
É importante destacar que o Diário do Litoral já havia noticiado com exclusividade que cerca de 1 carro por dia é guinchado por estacionar de forma irregular durante o horário de testes do VLT, antes mesmo das operações funcionarem com passageiros.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em lugar e horário proibido é considerado infração de gravidade média e gera 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de multa de R$ 130,16.
No caso da segunda linha do VLT, a CET Santos informou ter feito toda a sinalização informando a proibição do estacionamento das 8h às 16h.
Os testes com passageiros da nova fase do VLT acontecem das 9h às 15h e vai percorrer os trechos da Conselheiro Nébias até o Valongo. Neste período inicial, o público poderá usar o novo trecho de oito quilômetros sem pagar tarifa até o dia 15 de dezembro, de segunda a sábado.
Continua depois da publicidade